As temperaturas mais frias e a baixa umidade do ar exigem cuidados especiais com a pele, que tende a ficar mais ressecada.
Para a dermatologista Lidia Poppe, médica brasileira que mora na Alemanha, o ideal é redobrar os cuidados com a hidratação, não só do rosto, mas de todo o corpo, com atenção nas extremidades.
“As mãos e os pés também sofrem mais neste período e muitas vezes acabam sendo esquecidos”, alerta.
Em época de quarentena, Lidia sugere alguns tratamentos que podem ser feitos em casa.
1 – Para o corpo, por exemplo, ela recomenda o uso de cremes à base de ectoína, ureia e glicerina, que têm moléculas um pouco menores e conseguem penetrar melhor na pele.
2 – No rosto, que é uma área mais sensível, é necessário associar com moléculas de ácido hialurônico, que permite uma hidratação mais leve e efetiva, sem deixar a pele empapada.
3 – Outra dica para fazer em casa é utilizar ácidos, como o glicólico ou o retinóico, de preferência à noite, para ativar a renovação celular e ajudar a suavizar as linhas de expressão.
4 – Lidia lembra ainda que, durante o inverno, o uso de protetor solar é fundamental, mesmo dentro de casa. “A pele acaba sofrendo interferência até mesmo das luzes azuis das telas de computador e celular, além da própria luz natural”, ressalta. Segundo ela, uma aplicação diária, na parte da manhã, é suficiente.