O diabetes é uma doença causada pela dificuldade do organismo em processar ou produzir insulina, alterando os níveis de açúcar no sangue. Dentre seus possíveis efeitos colaterais estão o aumento da chance de ataques cardíacos, cegueira e falha nos rins.
+ Diabetes gestacional: como descobrir e tratar a doença
+ Dia Mundial do Diabetes: 5 mitos sobre a doença
O que muitos não sabem é que essa doença pode ter impactos diferentes na saúde de homens e mulheres. A nutricionista Lovneet Batra exemplifica: “Mulheres estão menos propensas a terem ataques cardíacos do que homens, mas a presença do diabetes diminui essa diferença e aumenta suas chances”. Confira a seguir quatro maneiras com que a doença pode afetar a saúde das mulheres com informações do portal “India.com”:
Problemas no coração
O diabetes aumenta o risco de doenças cardíacas em cerca de quatro vezes nas mulheres, e apenas cerca de duas vezes nos homens. Aproximadamente 66% das mulheres com diabetes morrem de doenças cardiovasculares, e elas possuem uma expectativa de vida menor do que as que não têm a doença. O diabetes ainda torna mulheres com menos de 50 anos mais vulneráveis a ataques cardíacos e derrames.
Além disso, aquelas com essa condição também correm um risco ainda maior de desenvolver doenças cardíacas após a menopausa, porque o diabetes parece “cancelar” os efeitos protetores do estrogênio no coração.
Colesterol alto
Mulheres com diabetes possuem níveis mais baixos de HDL (colesterol bom) e mais altos de triglicerídeos — gorduras — no sangue.
Infecções e doenças
Infecções do trato urinário e infecções vaginais por fungos são mais comuns em mulheres com diabetes. Elas também correm maior risco de complicações como cegueira, doenças renais e depressão.
Menstruação desregulada
Ciclos menstruais irregulares são comuns em mulheres com diabetes, especialmente se a glicose no sangue não estiver bem controlada.