Você já parou para notar como fica seu apetite no frio? Bom, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura estável e o metabolismo trabalhando normalmente. No entanto, para compensar essa perda energética, o apetite aumenta e torna-se uma batalha resistir a alguns pratos típicos: fondues, sopas a base de creme de leite e chocolates quentes dos mais diversos tipos. Para você manter a alimentação sob controle, a nutróloga Paula Vasconcelos, do Espaço Volpi, de São Paulo, dá algumas dicas.
O que comer entre as refeições
Para manter o plano alimentar, sem brigar com seu apetite no frio, o ideal é fazer cerca de cinco refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Se a fome bater em horários fora do programado, opte por alimentos menos calóricos. Alguns exemplos:
Chás
Substitua as demais bebidas por eles. “Os chás aquecem o corpo, evitando que organismo precise de mais energia para gerar calor, e possuem cerca de 10 kcal em uma xícara – desde que você não utilize açúcar”, diz Paula. Sem contar outros benefícios da bebida, como o chá de canela que “tem efeito termogênico, acelerando o metabolismo de forma que você mantenha o peso. E isso é útil principalmente quando você comete algum deslize na dieta”.
Amêndoas, nozes e castanhas
O mix de 30g dessas oleaginosas tem 180 kcal. E, por serem ricas em ácidos graxos, aumentam a imunidade, ajudando a prevenir gripes, resfriados e doenças respiratórias típicas da estação.
Leia mais
7 coisas que você precisa saber antes de sair para treinar no frio
Por que sentimos mais fome no inverno?
Aposte neste hiit de 12 minutos para treinar em casa no inverno
Iogurte
Um potinho tem, em média, 120 kcal. E é rico em probióticos, bactérias do bem que auxiliam na produção de células que protegem o intestino.
Ovo
Uma unidade cozida tem apenas 70 kcal. Além de ser rico em proteína, que aumenta a sensação de saciedade, esse alimento fornece boa quantidade de ácidos graxos, ômega 3 e fosfolipídios que atuam no transporte de nutrientes para o cérebro.
Morango
As frutas vermelhas da estação, assim como a laranja, o limão, a tangerina, o caju e o abacaxi tem, em média, por porção, 80 calorias. Como bônus, são ricas em vitamina C, outro poderoso nutriente que fortalece o sistema imunológico. “As frutas vermelhas possuem, ainda, principalmente na casca e sementes, antioxidantes que, além de reforçarem a imunidade, combatem o envelhecimento precoce do organismo”, afirma Dra. Paula.