A língua é essencial para a prática de atividades fundamentais para a sobrevivência, como mastigar e engolir, além de promover a fala. Portanto, assim como todos os outros órgãos, esse também merece atenção e cuidados, afinal, conhecer a própria língua é saber identificar seus sinais — que podem dizer muito sobre a saúde em geral.
+ As principais doenças do verão e como preveni-las
+ 5 maneiras para evitar o acúmulo de tártaro nos dentes
Com base em informações do “The Sun”, confira a seguir quais problemas a língua pode indicar:
Protuberâncias
Segundo o médico Ross Perry, da rede de clínicas dermatológicas Cosmedics, protuberâncias e inchaços na língua indicam que algo deve ser observado, e precisam ser examinados por um dentista ou médico.
“Quaisquer úlceras hemorrágicas ou ulcerações que não cicatrizam, especialmente na gengiva, precisam ser examinadas.”
Ainda conforme o especialista, qualquer coisa que desça até a área do pescoço, como anormalidades, caroços e inchaços ao redor da área da mandíbula, pode estar associado a infecções na gengiva e na boca, por tanto, devem ser verificadas.
Ardência
Sensação de ardência e queimação na língua podem ser resultados de beber ou comer algo muito quente, bem como uma irritação após o uso de um enxaguante bucal ou pasta de dente, segundo Perry.
“Se nenhum dos traumas tiver ocorrido, pode ser devido a uma condição ligeiramente rara chamada Síndrome da Boca Ardente (SBA), que deve ser verificada pelo seu médico”, alerta.
Coceira
O médico garante que coceira na língua e manchas brancas podem ser sinais de candidíase oral, e essa condição precisa ser tratada.
“Manchas brancas também podem indicar outras condições de saúde, e se continuarem devem ser examinadas por um clínico geral para tratamento e causa do problema.”
Língua branca
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), existe uma série de razões pelas quais a língua pode ser branca ou ter manchas brancas. Uma das causas pode ser líquen plano — uma condição inflamatória que causa erupção cutânea e afeta diferentes partes do corpo, inclusive a língua, e precisa de tratamento médico. Em casos mais graves, é preciso usar esteroides ou realizar fototerapia.
Perry destaca que a língua branca também pode ocorrer devido a alguns medicamentos, e a queimação às vezes pode significar baixo teor de ferro ou deficiência de vitamina B12.
Manchas brancas espessas
Manchas brancas espessas na língua e dentro da boca podem indicar leucoplasia. Geralmente não são dolorosas, mas costumam ter formato irregular e não podem ser esfregadas ou raspadas. Segundo o NHS, essa condição é considerada perigosa, visto que há um pequeno risco de evoluir para câncer de boca com o tempo.
Embora contatar um médico seja essencial, o tratamento para a leucoplasia nem sempre é necessário, mas não exclui a importância de consultas regulares ao médico e/ou dentista para verificar se a condição evoluiu.
Parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são boas alternativas para amenizar o tamanho da leucoplasia.