6 dicas para ter cílios mais saudáveis — e enormes

No mundo feminino, o desejo de ter cílios longos e lindos é quase tão recorrente quanto a vontade de ter cabelos mais brilhantes ou dentes mais brancos. E apesar da existência das máscaras de cílios, a ideia de ter fios naturalmente compridos pode ser cativante. 

+ Maquiagem na pele acneica: um guia com tudo que você precisa saber

+ 5 formas de usar óleo de coco para realçar sua beleza

Felizmente, fazer os cílios naturais crescerem não é tão difícil quanto parece. Muitas vezes, a razão para um crescimento abaixo do ideal se resume a maus hábitos, de acordo com a “Woman & Home”, de onde são as informações. Você pode estar removendo sua maquiagem com muita força ou um alongamento de cílios pode ter prejudicado seus fios naturais. Seja qual for o motivo, os maus hábitos podem ser quebrados. 

Como fazer seus cílios naturais crescerem

Aplique sérum de crescimento de cílios

Pexels

Celebridades, editoras de beleza e até mesmo mulheres da família real britânica são adeptas a esse tipo de cosmético. Especialista em cílios, a esteticista Emmy, da clínica de estética inglesa Emmy Creates, trabalha com celebridades e modelos e aposta no uso do sérum para cílios mais fortes e volumosos. “Fórmulas sem hormônios funcionam incrivelmente bem”, aconselha. 

“Você precisa usar o sérum por 8 a 12 semanas para notar a melhora, mas prometo que se você assumir esse compromisso apenas adicionando-o à sua rotina de skincare ou mantendo o produto perto de sua escova de dentes, você não esquecerá. É um passo tão simples, mas com resultados dignos”, assegura a especialista.

Remova a maquiagem com óleo de rícino

Pexels

Além de ter propriedades que podem aumentar o crescimento dos cabelos e pelos, o óleo de rícino é uma alternativa suave aos demaquilantes. “É rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados essenciais como ômega 6 e ácido ricinoleico. Estes estimulam a circulação sanguínea na superfície da pele, ajudando o crescimento do cabelo”, explica Jo Webber, chefe de educação fitoterápica da marca de produtos orgânicos Pukka Herbs. 

“Substitua o removedor de maquiagem dos olhos por óleo de rícino para limpar a maquiagem do dia, permitindo que ele cubra seus cílios e os proteja”, sugere Jo, que recomenda óleos prensados ou processados a frio.

Emmy concorda que o óleo de rícino pode ajudar a nutrir os fios. “Manter seus cílios condicionados com óleos naturais, como óleo de coco e óleo de rícino, melhora a saúde dos fios, pois eles são nutridos por ácidos graxos.”

Escolha a melhor máscara de cílios

Pexels

As fórmulas de muitas máscaras de cílios podem ressecar os fios, pesá-los ou deixá-los “agrupados”, fazendo com que eles sejam facilmente puxados durante a remoção da maquiagem. 

Felizmente, algumas marcas de cosméticos estão desenvolvendo produtos que dão tanta atenção ao cuidado com os cílios quanto ao comprimento e volume. Bons exemplos são máscaras que possuem aplicadores curvados e que garantem fios alongados e separados.

A máscara de cílios à prova d’água também deve ser utilizada com moderação. “Elas são super resistentes e às vezes secam nos cílios naturais. Evite usá-las diariamente, pois são difíceis de remover”, diz Emmy, que também recomenda o uso de demaquilantes naturais. “Meu removedor de maquiagem para os olhos é o óleo de coco. Ele derrete a máscara e condiciona os fios ao mesmo tempo”, revela.

Cuide-se de dentro para fora

Unsplash

Você pode considerar complementar sua dieta com alguns ingredientes-chave para ajudar no crescimento saudável dos cílios.

De acordo com a dermatologista Justine Hextall, a biotina — ou vitamina B7 — é importante para que a queratina saudável fortaleça os cílios, além de desempenhar um papel no crescimento de fios mais grossos. E ela complementa: “As vitaminas B5 e B6 também promovem fios saudáveis ​​porque seu corpo usa esses nutrientes para nutrir seus folículos capilares.”

Atenção às extensões de cílios

Freepik

Apesar de ser muito popular, a técnica de alongamento — ou extensão —  de cílios deve ser feita com muito cuidado. A educadora estética Anne Perry defende que ter o procedimento feito por profissionais treinados e certificados é a única maneira de garantir que seus cílios naturais continuem crescendo de forma saudável. “A falta de conhecimento e a falha em planejar o tamanho, peso e comprimento corretos dos cílios para a cliente podem causar danos a longo prazo”, pontua.

“Extensões de cílios aplicadas corretamente não devem machucar, as pálpebras não devem doer e os alongamentos devem corrigir quaisquer falhas em seu próprio conjunto de cílios naturais. Eles não devem ser tortos ou cruzados, e seus cílios não devem precisar ‘crescer de volta’ depois de tirar as extensões.”

Emmy destaca que o lash lifting pode ser uma ótima alternativa semipermanente às extensões, podendo durar de seis a oito semanas.

Experimente realizar cuidados com os cabelos, nos cílios

Freepik

Parece óbvio, mas os cílios são cabelos, assim como os da cabeça. Por isso, é uma boa ideia lavar e hidratar seus cílios suavemente para impulsionar um crescimento saudável. “Para evitar a quebra, é importante hidratar e condicionar os cílios”, aconselha Justine, que recomenda o uso de produtos de tratamento específicos para a região.

Back to top