Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada (TAG). Quando explico para as pessoas, elas costumam dizer algo como: “Bem, sim, às vezes também sinto ansiedade” – o que, honestamente, me diz que elas realmente não entendem. Sentir-se ansioso de vez em quando e ter ansiedade são duas coisas muito diferentes – o primeiro constitui preocupações normais do dia-a-dia, enquanto o segundo começa com um pensamento ou sentimento em que você se apega, levando-o a um buraco de ansiedade, às vezes, juntamente com sintomas físicos legítimos (como um coração acelerado e sudorese profusa). Estes são alguns sinais de que você tem transtorno de ansiedade!
“A ansiedade é uma parte normal da vida”, diz Crystal I. Lee, Psy.D., proprietário do LA Concierge Psychologist. “No entanto, quando sua ansiedade parece se estender a todos os aspectos de sua vida, e não apenas a uma situação atual que provoque ansiedade, você pode ter um distúrbio de ansiedade”.
É claro que meu transtorno de ansiedade, TAG, não é o único transtorno de ansiedade existente – outros transtornos de ansiedade incluem transtorno do pânico (um medo repentino e intenso que chega e some em poucos minutos, também conhecido como ataque de pânico) e distúrbios relacionados à fobia (um intenso medo de algo específico, como aranhas ou espaços fechados), segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental.
Mas todos os transtornos de ansiedade têm uma linha comum: essa ansiedade é constante, interferem na sua vida diária e precisam de tratamento. Veja se o que você apenas tem sentimentos ansiosos – ou se você está lidando com um transtorno de ansiedade real.
Seus pensamentos ansiosos não desaparecem.
Se você tem um transtorno de ansiedade, tende a ficar extremamente ansioso em situações em que seus amigos ou familiares podem ficar um pouco ansiosos, diz Lee. Como durante uma reunião familiar anual, por exemplo.
“Sua ansiedade também tende a ser duradoura ou persistente; nunca parece se dissipar”, diz ela. “Quando nossa ansiedade começa a impactar sua vida diária e sua capacidade de viver uma vida satisfatória”, é quando isso se torna um problema, diz ela.
Sinais de que você tem transtorno de ansiedade: Sua ansiedade é associada a outros sintomas.
O TAG também pode se manifestar emcondições físicas, incluindo dor muscular, inquietação e fadiga, entre outras, diz L.A. Barlow, Psy.D., do Barlow Professional Services PC.
E não se surpreenda se você também tiver problemas gastrointestinais, diz Barlow. Os transtornos de ansiedade podem levar a distúrbios gastrointestinais, incluindo diarréia, cãibras e azia, já que seu corpo está sempre em um estado elevado de ansiedade (a conexão mente-intestino é muito forte, diz Barlow).
Você não pode se concentrar.
Não é incomum que pessoas com TAG sejam erroneamente percebidas como portadoras de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), diz Lee.
Isso ocorre porque os indivíduos com transtornos de ansiedade costumam ter dificuldade em se concentrar. “Você está constantemente em sua mente e se distrai com todas as obsessões e negatividades que circulam por aí”, diz ela. “Para alguém de fora, parece que você tem TDAH.”
Sinais de que você tem transtorno de ansiedade: Você realmente se preocupa em se preocupar.
Sim, muitos transtornos de ansiedade são desencadeados por preocupações específicas: o TAG, por exemplo, pode fazer você se preocupar com o desconhecido, como o que o seu futuro reserva; enquanto uma fobia pode fazer você temer o imediato, como uma aranha caindo na sua frente.
Mas os transtornos de ansiedade também podem causar ansiedade, diz Lee. Parece exaustivo, mas para aqueles com transtornos de ansiedade, a preocupação pode se tornar cíclica e levar a ainda mais preocupação.
Você sempre tem medo de tomar a decisão ‘errada’.
Se você está lidando com um transtorno de ansiedade, Lee diz que suas habilidades de tomada de decisão ficam comprometidas.
Os transtornos de ansiedade “deixam você indeciso porque tem medo de fazer a escolha errada”, diz ela. “Você cai em um poço sem fim de preocupações ao pensar em todas as infinitas possibilidades e resultados de suas decisões – e essa preocupação pode ser paralisante”.
Sinais de que você tem transtorno de ansiedade: Você quer evitar todas as coisas.
Não é incomum que uma pessoa com transtorno de ansiedade evite situações – não importa o nível de importância – para reprimir sentimentos excessivos de ansiedade, diz Barlow.
Mas Lee ressalta que essa prevenção também alimenta transtornos de ansiedade. “O alívio que você sente por escapar de situações que provocam ansiedade reforça a ansiedade”, diz ela. “Em vez disso, você deve aprender a aceitar e lidar com a ansiedade, que tira seu poder.”
Você acha impossível dormir por uma noite inteira.
A ansiedade tem uma maneira de levar seus pensamentos a um turbilhão, que torna muito difício pregar os olhos. (No auge do meu TAG, eu ficava acordada por várias horas no meio da noite.) De acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América (ADAA), algum nível de perturbação do sono está presente em quase todos os distúrbios psiquiátricos, incluindo transtornos de ansiedade.
Sinais de que você tem transtorno de ansiedade: Você sempre vê o copo meio vazio.
Não é incomum que os transtornos de ansiedade tirem você de qualquer otimismo ou esperança para o futuro, diz Lee. “Como resultado, ao pensar nos diferentes resultados de suas decisões, eles geralmente levam a uma conclusão: será ruim”, diz ela. “O futuro parece sombrio e sem esperança. Você se sente fora de controle. ”
Então, o que você faz se acha que tem um transtorno de ansiedade?
Se seus sintomas marcaram muitas das caixas acima, há uma boa chance de você estar lidando com um transtorno de ansiedade. Mas antes que você faça suposições, Barlow diz que é importante primeiro descartar outras possibilidades, visto que os sintomas de ansiedade (como fadiga ou dor de estômago) podem ser similares a outras condições de saúde.
Depois de ter um diagnóstico: “A coisa mais útil que você pode fazer se você luta com a ansiedade é obter ajuda profissional”, diz Lee, acrescentando que dormir, comer saudavelmente e permanecer ativo pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade. O tratamento para transtornos de ansiedade também pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC), habilidades de enfrentamento e possivelmente até medicamentos.
Existem duas categorias principais de medicamentos usados para tratar a ansiedade: antidepressivos e medicamentos anti-ansiedade, diz Lee. Os antidepressivos são vistos como tratamentos de longo prazo para a ansiedade, enquanto os medicamentos anti-ansiedade são uma maneira de aliviar os sintomas físicos a curto prazo, como tensão muscular ou tremor.
Sim, a ansiedade é uma condição de saúde mental que pode ser bastante debilitante, mas “com a intervenção correta, um indivíduo pode viver uma vida muito gratificante”, diz Lee.