Até hoje ter uma barriga definida (e o caminho até ela) gera algumas dúvidas e debates. Mas não importa quantas novas modalidades apareçam, os movimentos principais geralmente são bem básicos: prancha ou abdominal.
No entanto, enquanto ambos são bons para essa região, eles não têm funções totalmente iguais, de acordo com os especialistas. “A maior diferença entre os dois é o número de músculos usados para cada um”, diz Alissa Rumsey, personal trainer (EUA).
“O abdominal usa principalmente os músculos retos abdominais e um pouco dos oblíquos. Já uma prancha, quando feita corretamente, se concentra no core enquanto utiliza quase todos os músculos do corpo”, explica a profissional. “Isso inclui o músculo reto abdominal, oblíquos, transverso, os que correm ao longo da coluna, glúteos, coxas, quadris, partes da parte inferior das pernas, peito, costas e músculos do ombro. ”
Leia mais
5 variações de prancha para intensificar seu treino
Prancha: quanto tempo na posição para ter resultados?
Aqui estão os 4 segredos para a prancha perfeita
Ufa! Portanto, trabalhar mais músculos significa não apenas ver mais tonificação, mas também mais queima de calorias.
Bom, então temos uma resposta: a prancha é a melhor opção para definir a barriga, mas também por trabalhar outras áreas do corpo.
E ela tem mais benefícios?
Sim! As pranchas também costumam ter menos índices de lesões – a menos que você já tenha algum problema no ombro.
“Qualquer exercício representa um risco de lesão, mas há um risco ligeiramente maior ao fazer abdominal, já que é mais provável que você machuque seu pescoço ou parte inferior das costas”, explica Lauren Kleban, personal trainer e criadora da LEKfit (EUA). “Minha dica para todos os meus clientes, então, são as pranchas. Há tantas variações que acredito plenamente que você verá maiores resultados em todo o seu core com um treino de prancha, se comparado a um treino de abdominais.”