É muito comum as pessoas passarem por crises e momentos de ansiedade e isso pode, sim, levar ao aumento de peso. Os motivos são diversos, dentre eles por provocar alterações na produção de hormônios e diminuir a motivação para se ter um estilo de vida saudável, gerando episódios de compulsão alimentar.
Com o estresse e a tensão, o corpo acaba liberando cortisol (hormônio responsável pelo estresse e metabolismo) e adrenalina. Estes os são hormônios responsáveis pelo aumento do acumulo de gordura corporal. Sem contar outras alterações hormonais, como da insulina, o que pode também provocar uma resistência periférica, gerando acúmulo de gordura abdominal. O índice glicêmico e a carga glicêmica da refeição interferem muito no acumulo de gordura e, por conseqüência, no ganho de peso.
Leia mais sobre ansiedade
Como saber quando a ansiedade precisa de tratamento?
“Eu como só por ansiedade”, diz Anitta
Com a alteração do cortisol, a produção de testosterona diminui. Com o tempo, esta queda faz com que você perca massa muscular, ou seja, músculo.
Então quando bater a ansiedade, tente optar por alternativas mais saudáveis. Aposte nos alimentos sem açúcar refinado e farinha refinada, abuse dos chás, beba um copo de água. Acredite: às vezes nem é fome o que você está sentindo, mas a ansiedade faz com que tenha vontade de comer mais.
Praticar atividade física também pode ajudar muito a diminuir a ansiedade, não só pela liberação hormonal, mas pela sensação de bem estar pós-treino. Costumo recomendar não só exercício de força, mas também os aeróbicos para meus pacientes. Assim, você dará estímulos diferentes para o metabolismo.
E sempre recomendo procurar um profissional para te ajudar com as estratégias alimentares, físicas e até mesmo medicamentosas. Todos esses detalhes fazem diferença!
Caso tenha alguma dúvida ou queira bater um papo, me escreva através do Instagram em @nathalioliani ou @healthconcept.
Um beijo e até a próxima!