A queda de cabelo é um problema que afeta muitas mulheres. O tratamento dessa condição requer investigação dermatológica individual para descobrir sua causa. Embora o melhor caminho seja procurar um dermatologista, mudar alguns hábitos, que desencadeiam pontualmente a perda excessiva dos fios, pode amenizar o problema.
+ Perda de cabelo pode ser resultado de problemas intestinais; saiba como evitar
+ Queda de cabelo pós-Covid é comum; saiba como recuperar os fios
Além de questões relacionadas ao organismo, hábitos simples, como lavar e pentear os cabelos, prendê-los e até dormir, costumam causar atrito e podem promover ainda mais a queda dos fios. Portanto, fazer algumas mudanças no estilo de vida, em especial na hora de dormir, pode beneficiar a saúde de suas madeixas, afinal, boa parte dos danos acontecem à noite. As informações são do “Real Simple”.
Confira a seguir seis maneiras de prevenir a queda de cabelo durante o sono:
Use fronha de seda ou cetim
Usar fronhas de seda ou cetim é essencial para a vitalidade dos fios. Em comparação com o algodão, as fibras desses materiais reduzem o atrito que ocorre ao esfregar o couro cabeludo contra o travesseiro. Além disso, são opções que não absorvem a umidade, por isso, evitam o ressecamento e a quebra.
Não dormir com os fios molhados
O cabelo molhado é mais frágil, logo, tende a quebrar com mais facilidade e você não deve se deitar com ele dessa maneira. Portanto, se planejar para lavar o cabelo horas antes de dormir é a melhor opção, assim os fios podem secar 100% naturalmente. Caso isso não seja possível, use protetor térmico e opte pelo uso do secador, mas não faça disso um hábito, porque o calor excessivo também é prejudicial aos fios.
Use máscara capilar noturna
Assim como a pele, o cabelo também precisa de cuidados noturnos. Fios hidratados durante a noite significam menos quebras ao longo do dia.
Invista em máscaras capilares noturnas em todo o comprimento dos fios para garantir nutrição e a hidratação, de modo a melhorar a elasticidade, evitando nós e garantindo maciez e brilho.
Aplique um tratamento no couro cabeludo
Não se pode esquecer dos cuidados com o couro cabeludo. Para isso, aplique produtos específicos para a região, como tônicos. “Esses tratamentos são extremamente benéficos durante o sono. Eles fornecem ingredientes para estimular o fortalecimento e crescimento saudável das células capilares”, explica o cabeleireiro Trey Gillen.
Caso prefira opções naturais, vale apostar no óleo de rícino ou de coco, porém o uso deve ser moderado e limitado uma vez por semana ou quinzenalmente.
Desembarace seu cabelo antes de deitar
Segundo Gillen, desembaraçar os cabelos antes de dormir pode diminuir a queda a longo prazo. “Emaranhados podem piorar enquanto você dorme, logo, ao pentear as mechas pela manhã, os fios quebrarão e cairão ainda mais”, ressalta.
Esse simples processo também tem como benefícios: estimular a circulação sanguínea, ajudando no crescimento das madeixas enquanto você dorme, e distribuir os óleos naturais do couro cabeludo pelos fios, fazendo com que qualquer atrito durante o sono seja menos prejudicial.
Nunca prenda o cabelo nem use touca de dormir
Dormir com o cabelo preso é ainda mais prejudicial do que manter os fios apertados durante o dia. Essa prática faz tensão e sobrecarrega no couro cabeludo, podendo desencadear alopecia por tração.
Caso não consiga dormir com os fios soltos, opte em fazer uma trança frouxa, sem apertar o elástico para segurá-la. Essa opção pode minimizar a pressão e evitar emaranhados.
Já as famosas toucas de dormir só são boas escolhas quando feitas de seda ou cetim. “Elas podem ser muito apertadas na cabeça e esfregar geralmente em uma área, o que pode arrancar o cabelo da raiz e danificar o folículo capilar, além de promover mais atrito enquanto você dorme”, explica Gillen.