Com a convivência e a rotina estressante, é compreensível que sua vida sexual com seu(ua) parceiro(a) tenha sido colocada em segundo plano, principalmente depois de tempos turbulentos como foram os últimos dois anos. No entanto, nem tudo está perdido: ainda existem formas criativas de apimentar o sexo em seu relacionamento — e fazer com que 2022 seja um ano de muita paixão.
+ Conheça o sexo tântrico e confira 10 dicas de como praticá-lo
+ Entenda a ansiedade sexual e aprenda a superá-la
Antes de tentar qualquer coisa nova, entretanto, é necessário se comunicar com seu(ua) parceiro(a) sobre seus sentimentos e necessidades. “Certifique-se de que haja um diálogo sobre o que parece ‘travado’”, orienta a sexóloga e terapeuta familiar Jenni Skyler à “Women’s Health”, de onde são as informações.
Procure abordar a outra pessoa em um ambiente relaxado, fazendo com que a conversa seja descontraída e não soe como um tipo de cobrança. Baseando-se nas dicas abaixo, você pode dar suas sugestões e analisar, em conjunto, o que funciona para o casal.
Experimente dar ou receber algumas palmadas
Com consentimento e desejo, tudo é válido para apimentar a relação, inclusive alguns tapas. As palmadas podem ser uma forma de introduzir o BDSM ao sexo de forma iniciante. “Certifique-se de bater, com segurança, nas partes mais carnudas do corpo de seu(ua) parceiro(a), ao invés de ossos ou órgãos”, aconselha a educadora sexual Wendasha Jenkins Hall.
Reserve uma noite em um hotel
“Uma folga pode ser boa especialmente para quem é comprometido há muito tempo e/ou tem filhos”, esclarece Wendasha. “Ir para um lugar que você não precisa limpar, ou que você pode pedir serviço de quarto, permite que você relaxe o suficiente para aflorar sua sexualidade”, explica. Em um hotel, você não precisa se preocupar com bagunça ou interrupções.
Dê uma chance ao anal
“Sexo anal não precisa ser intimidador”, garante a educadora. Existem artifícios como bolinhas, plugs anais e vibradores que podem facilitar a penetração e o prazer e podem ser explorados junto de seu(ua) parceiro(a). Se você não se sentir confortável com a penetração, vocês podem experimentar o sexo oral no ânus.
Seja honesta sobre seus sentimentos
Para apimentar a relação, você precisa entender como se sente com essas situações. “Se você está tendo dores durante o sexo ou ansiedade sexual, procurar ajuda profissional pode ser o caminho”, indica Wendasha.
Isso é particularmente válido se você sente que essas reações adversas ao sexo podem ser resultado de um trauma. A educadora afirma que consultar um profissional — seja um ginecologista ou um psicólogo — é o primeiro passo na direção certa para a cura. “Você deve procurar a ajuda de profissionais de saúde porque você não pode esperar que seu(ua) parceiro(a) trate de você”, acrescenta.
Converse com a outra pessoa sobre os sentimentos que está tendo e, juntos(as), criem um plano que inclua formas relaxantes e prazerosas de sexo para ambos(as).
Jogue jogos sexuais
Um elemento interessante de ser adicionado ao sexo são os jogos, especialmente os que envolvem cartas ou dados. “Existe um elemento surpresa, mas você está se comprometendo com qualquer que seja o resultado”, pontua Wendasha.
Além disso, os jogos podem ser interessantes para a comunicação, pois a atmosfera dá a oportunidade de trazer à tona assuntos que talvez você tenha vergonha de falar normalmente.
Tente encenar
Você e seu(ua) parceiro(a) provavelmente já se conhecem há muito tempo, então, que tal incorporarem “outras pessoas” à relação através da encenação? A terapeuta sexual Janet Brito afirma que encontros românticos são perfeitos para os iniciantes. “Marquem um encontro e finjam que estão se vendo pela primeira vez. Isso pode apimentar as coisas”, ela explica, já que a expectativa crescerá enquanto vocês se preparam para “conhecer” um ao outro.
Janet sugere que você faça o que você geralmente faria ao se preparar para encontrar uma nova paquera: se arrume de maneira que você se sinta confiante e vá para o encontro. Quando vocês estiverem voltando, finjam que é a primeira vez que fazem sexo.
Assuma o controle
“‘Sente-se no banco do motorista’ e diga à outra pessoa o que você quer. Pode ser dizendo onde você quer ser beijada e tocada, garantindo assim seus orgasmos”, recomenda Wendasha.
Se você não sabe por onde começar, tente o básico: frases como “me toque aqui” e “vá mais devagar” podem ser um bom ponto de partida para garantir seu prazer. Além de deixar o sexo melhor, suas instruções vão fazer com que seu(ua) parceiro(a) saiba do que você gosta e repita os mesmos movimentos nas vezes seguintes.
Incorpore os ‘sex toys’ à transa
“Os brinquedos sexuais não foram feitos para competir com seu(ua) parceiro(a), mas para aprimorar a experiência”, explica a educadora sexual. Pesquise quais sex toys podem ser mais adequados às particularidades do sexo em seu relacionamento e pergunte à outra pessoa se ela estaria confortável com o uso deles. No momento da conversa, tenha argumentos preparados para explicar por que você acredita que os brinquedos podem beneficiar ambas as partes.
Brinque com temperaturas
Janet defende as brincadeiras com temperatura como mais uma forma de trazer diversão para a cama. Ela sugere técnicas clássicas, como percorrer um cubo de gelo gentilmente pelo corpo da outra pessoa; ou soprar ar quente nos braços, pernas e pescoço de seu(ua) parceiro(a). Diferentes temperaturas trazem sensações novas.
Troquem mensagens apimentadas
Mensagens “quentes” são a forma perfeita de apimentar sua vida sexual, segundo Wendasha. Ela sugere que você comece com frases como “Eu quero que você faça ______ comigo quando chegar em casa” ou “Não vejo a hora de _____ em você”. De acordo com a especialista, o sexting é uma forma de construir antecipação. “Quando ele(a) chegar em casa, vocês já estarão excitados(as)”, explica.