Quando o assunto é saúde feminina, o Papanicolau é um dos exames mais importantes a serem feitos. De acordo com a Pesquisa de Câncer do Reino Unido, a prática pode prevenir até 70% das mortes por câncer cervical. No entanto, isso não significa que ele seja um exame confortável.
+ Como cuidar de sua vagina em cada fase da vida
+ Qual é a frequência ideal para fazer o Papanicolau?
Segundo a “Women’s Health”, de onde são as informações, jovens mulheres que adiam ou não comparecem aos seus exames Papanicolau são desmotivadas principalmente por vergonha (81%), sensação de vulnerabilidade (75%) e medo (71%).
Pensando nisso, a oncologista ginecológica Tania Adib separou suas melhores dicas para garantir um Papanicolau mais confortável. Confira a seguir.
Como funciona o Papanicolau?
O objetivo do exame é coletar amostras de seu colo do útero e monitorá-las, procurando por quaisquer alterações que possam indicar a presença de câncer. Ele pode ser conduzido em um laboratório ou no consultório de seu ginecologista.
Durante o exame, você deverá remover a parte de baixo de suas roupas e deitar-se em uma maca com as pernas elevadas e os joelhos separados. Então, um espéculo será introduzido em sua vagina e uma ferramenta parecida com uma pequena escova será passada pelo colo do útero para coletar as amostras.
Como me preparar para o exame?
Vista-se de acordo
Se a parte de se despir te assusta, vestir uma saia ou vestido em seu exame pode ajudar. Isso porque nem todos os locais de exame oferecem camisolas hospitalares, e a roupa correta pode fazer com que você se sinta menos exposta.
Agende na época certa
Tania recomenda, ainda, que você não agende seu Papanicolau para a mesma época de sua menstruação. “Se você estiver menstruada, não obterá um resultado confiável e, como leva cerca de três meses para a superfície do colo do útero se regenerar, você terá que esperar esse tempo antes que o exame possa ser repetido”, explica.
Após o exame, é comum que você experimente um ou dois dias de sangramentos leves.
Esteja confortável
Se você achar o exame doloroso, Tania aconselha informar a quem estiver conduzindo-o, pois você pode ser reposicionada. “Colocar as mãos sob as nádegas pode levantar o colo do útero e torná-lo mais visível, por exemplo”, detalha. “Se é o próprio espéculo que está causando dor, eles vêm em diferentes formas e tamanhos. Se for muito grande ou machucar, há outros menores e mais longos, o que pode me ser mais apropriado”, continua.
E lembre-se: você sempre pode pedir para parar se estiver muito desconfortável. Nesse sentido, tenha em mente que quanto mais relaxada você estiver, menos você sentirá. Saiba, também, que você pode requisitar que seu exame seja feito com um homem ou uma mulher, como preferir.
A importância do Papanicolau
“É importante lembrar que um exame Papanicolau não é um exame de câncer; é um exame pré-câncer”, ressalta Tania. “O que estamos tentando detectar são anormalidades leves no colo do útero, que são muito tratáveis antes mesmo de chegar ao câncer.”
E a especialista finaliza, pontuando que, quanto mais tempo passar até que você faça seu Papanicolau, menos segura você está. Por isso, faça exames de rotina e visite seu ginecologista regularmente.