A biomédica Lorena Marcondez, especialista em harmonização facial há 5 anos, explica quais são os erros que podem causar danos ao paciente após procedimentos estéticos.
1- Quais são os principais procedimentos de beleza facial e lábios atualmente?
A harmonização é uma área em constante busca por aperfeiçoamento, e é nítido que vai muito além da beleza. Com isso, os procedimentos têm ficado mais eficazes. Preenchimento fácil em locais estratégicos, bioestimuladores de colágeno e fios faciais são os queridinhos. E, para aqueles pacientes que buscam resultado de plástica facial e não querem se submeter ao bloco, tenho uma técnica que desenvolvi trabalhando apenas na musculatura temporal com resultado de lifting facial sem cortes.
2- A pessoa pode sair do consultório e já voltar às atividades normais?
Por serem procedimentos minimamente invasivos, não há necessidade de repouso absoluto. Para cada procedimento existe uma medicação e um cuidado. Seguindo o que o profissional indicar, o risco de complicação é praticamente zero.
3- Quais as contraindicações para quem realiza esse tipo de procedimento?
Não beber no tempo que estiver tomando medicamento e, às vezes, ficar sem atividade física por até 7 dias
4- Já teve algum caso em que o paciente não seguiu a sua recomendação e teve reação adversa ou problemas?
Sim, um único caso que tenho na minha carreira. O paciente não fez o pós recomendado, não tomou as medicaçãoes prescritas e não fez o repouso necessário. Além disso, ele se negou a tratar, agravando o caso.