Na busca por aprimorar cada vez mais sua aparência física, talvez você já tenha considerado fazer um clareamento dental caseiro. Afinal, as redes sociais estão repletas de receitas e produtos milagrosos que prometem um sorriso branco rápido.
+ Os benefícios do carvão ativado para a pele
No entanto, tais procedimentos representam riscos à saúde dos dentes, podendo causar danos dolorosos.
Os riscos do clareamento dental caseiro
“A abrasão dental é um tipo de lesão relacionada às ações mecânicas. Quando você escova os dentes com muita força, de forma inadequada, ou então morde ou mastiga objetos duros, pode apresentar abrasão”, explica o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro. Segundo ele, as pastas de dente que contêm partículas grossas de carvão ativado — ingrediente comumente associado ao clareamento dos dentes — podem causar o mesmo efeito.
+ Perda dos dentes é maior entre as mulheres; entenda e saiba como evitar
De acordo com o especialista, cremes dentais abrasivos desgastam os dentes e o esmalte, podendo causar retração gengival e sensibilidade. “Além disso, esse tipo de produto causa aqueles ‘degraus’ e buraquinhos próximos à raiz do dente”, completa.
Flávio emite um alerta, ainda, para outros produtos vendidos na internet que prometem clarear os dentes: “Esses produtos podem até limpar a parede externa do dente, mas não vão penetrar neles, muito menos tratá-los de forma adequada.”
Por isso, a recomendação do cirurgião-dentista para quem quer dentes mais brancos é procurar um especialista em saúde bucal. Segundo ele, os tratamentos indicados por profissionais podem garantir o clareamento dental respeitando a saúde do paciente.
E há opções para todos os gostos: conforme o especialista, o clareamento pode ser feito no consultório ou em casa, após consulta e seguindo as recomendações de seu dentista.