Você já se deparou com uma mancha nos lençóis ao acender as luzes após o sexo? Se sim, pode ter ficado preocupada, especialmente se sua menstruação não estivesse perto de acontecer. Mas não há motivo para pânico: eventualmente, o sangramento pós-sexo não é incomum.
+ 4 razões comuns de inchaço pós-sexo
+ 6 condições que podem levar à ardência vaginal
A palavra-chave, entretanto, é “eventualmente”. À “Refinery29”, de onde são as informações, Constance Young, médica e professora da Universidade de Columbia (EUA), ressalta: “Você deve se preocupar se sangrar após o sexo toda vez que tiver relações sexuais, e se parecer que o sangramento é mais intenso com o tempo.”
Se esse for o caso, talvez você tenha uma condição de saúde subjacente. Por isso, pode ser uma boa ideia conversar com um ginecologista para identificar as causas dos sangramentos e seus possíveis tratamentos.
6 razões de sangramento pós-sexo
1 — Você fez sexo intenso
Segundo Constance, o sangramento pós-sexo ocorre comumente por conta de arranhões ou abrasões nas paredes da vagina. Além disso, seu colo do útero também pode sangrar se for atingido com força.
2 — Seu DIU foi atingido
Se você tem um DIU (dispositivo intrauterino), também deve ter atenção ao fazer sexo intenso. Isso porque, durante a penetração, a corda do aparelho pode irritar o colo do útero, ocasionando sangramentos.
+ Posso fazer exercícios físicos usando DIU?
3 — Você tem uma infecção vaginal
De acordo com Raquel Dardik, professora do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Médico NYU Langone (EUA), candidíase, vaginose bacteriana e outras infecções podem causar cervicite (inflamação no colo do útero). Consequentemente, um sangramento pode ocorrer. Por isso, é uma boa ideia evitar o sexo até que você esteja curada.
4 — Sua menstruação está próxima
Se a data de sua menstruação está próxima ou se ela acabou de acabar, é possível que algum sangue residual acabe em seus lençóis. No entanto, você não saberá se trata-se de sangue de menstruação ou outro tipo de sangue se não consultar um especialista.
5 — Você não está lubrificada
A fricção do pênis, dedos ou sex toys contra as paredes da vagina sem lubrificação pode causar feridas e sangramentos. Por isso, considere utilizar um lubrificante íntimo.
6 — Existe uma condição subjacente
As especialistas alertam para o fato de que sangramentos regulares podem ser sinal de câncer cervical ou uma IST (infecção sexualmente transmissível). “Sem uma avaliação completa, não se pode dizer de onde vem o sangue ou qual é a causa”, finaliza Rachel, enfatizando a necessidade de consultar-se com um médico.