Você já acordou em um susto após um pesadelo no qual alguém querido — ou você mesma — morria? Essa experiência pode ser assustadora, mas não se preocupe: seus sonhos com morte não são um sinal de premonição.
À “Refinery29”, de onde são as informações, a analista de sonhos Lauri Loewenberg declara: “Sonhos são simbólicos — você não pode interpretá-los literalmente ou você vai se assustar”. Na verdade, ela explica que a morte em sonhos representa “algum tipo de mudança ou fim acontecendo em sua vida”. “Para a mente subconsciente, isso representa o fim da vida como você a conhece agora”, continua.
Isso significa que, na verdade, seus sonhos com morte estão relacionados ao seu próprio subconsciente.
Sonhos com morte: como interpretá-los
De acordo com o psicólogo e especialista em sonhos Ian Wallace, a pessoa com quem você sonha também é importante: “Você geralmente a usa para representar uma característica ou qualidade pessoal sua.”
“A morte de uma pessoa amada em seu sonho indica que essa sua qualidade particular está sendo transformada de alguma forma. A transformação é, muitas vezes, o resultado de uma grande mudança em sua vida acordada, na qual você precisa deixar de lado velhos hábitos e acolher novas maneiras de fazer as coisas”, explica ele.
O mesmo vale para pessoas famosas, como conta Lauri: “Eu tinha uma cliente que estava tendo sonhos recorrentes sobre ser a melhor amiga da Madonna… mas ela acabava morrendo. Descobrimos que Madonna representava a maternidade, não apenas porque seu nome significa ‘mãe’, mas porque Madonna tem muitos filhos. Minha cliente estava debatendo sobre fazer uma laqueadura, daí a ‘morte’ de sua capacidade de se tornar mãe novamente. Seus sonhos estavam deixando-a saber que não há problema em deixar essa parte de si mesma.”
Além disso, a forma como acontece também importa. Enquanto uma morte natural pode indicar mudanças que estão acontecendo naturalmente, um assassinato representa algo forçado — como cortar alguém de sua vida ou parar de beber e fumar.
Ian acrescenta, ainda, que sonhar com morte em um hospital pode significar que você tem uma “dependência pouco saudável para com sua pessoa amada e precisa ser mais responsável e autossuficiente em sua vida acordada”. Em contrapartida, um cenário de cemitério indica que você está dando descanso ao passado.
Por último, considere como você se sente ao acordar. “A alegre percepção de que seu ente querido ainda está vivo enfatiza que sua conexão está renascendo e a ajudará a forjar um vínculo ainda mais forte com ele”, finaliza o psicólogo.