Você já parou para pensar se pessoas que realizam grandes conquistas têm algo em comum? É possível que exista um segredo para o sucesso que só alguns conheçam? Foi isso que a psicóloga organizacional e fundadora da consultoria de ciência comportamental Inventium, Amantha Imber, se propôs a estudar.
+ 7 dicas práticas para organizar seu tempo e ser mais produtiva
+ 5 dicas para impulsionar sua motivação
Para isso, ela entrevistou mais de 100 pessoas com grandes conquistas: autores de livros, músicos, artistas, empresários e muito mais. Amantha tomou, como sua missão, compartilhar os principais hábitos diários de grandes realizadores de conquistas para que todas as pessoas possam aplicar em suas vidas. “Perguntar como os grandes empreendedores usam seu tempo de maneira diferente pode liberar um enorme potencial em todos nós”, declara.
Com informações da “Women’s Health”, confira os três principais hábitos observados por Amantha em sua pesquisa.
3 hábitos seguidos por grandes realizadores de conquistas
1 — Aproveitamento de tempo
Grandes realizadores de conquistas “pensam conscientemente sobre como usam seu tempo. Eles jogam no ataque, e não na defesa [com o tempo]”, pontua a psicóloga. Por isso, a dica dela é que você use seus dias com consciência. “Todos nós temos a mesma quantidade de horas, mas como você usa esse tempo é a diferença entre atingir seu potencial ou não”, continua.
2 — Sessões de trabalho profundo
Se você não está familiarizada com o conceito, a psicóloga explica: “Os grandes empreendedores priorizam o trabalho profundo e focado, em vez de gastar muito tempo na caixa de entrada e nas redes sociais.” Isso significa otimizar o tempo e diminuir a procrastinação.
Além disso, ela ressalta que essas pessoas costumam bloquear suas próprias agendas, agendando reuniões consigo mesmas, para realizar suas tarefas mais importantes.
3 — Esforço além da força de vontade
Amantha relata que, ao invés de apostar apenas na força de vontade para evitar a procrastinação, os grandes conquistadores “projetam suas vidas profissionais de uma maneira que minimize as interrupções”. Para isso, ela ressalta que alguns deles utilizam até mesmo softwares que bloqueiam certos sites e aplicativos, evitando que “caiam em tentação”.