A menopausa é um processo natural que marca o fim do ciclo reprodutivo de uma mulher a partir dos 45 anos. Contudo, além da típica ausência da menstruação, o período vem cercado de outros sintomas — muitas vezes desagradáveis.
+ O que comer para prevenir os sintomas da menopausa
+ Menopausa: principais cuidados para melhorar a pele nesse período
Segundo o “MailOnline”, de onde são as informações, “em média, as mulheres experimentam pelo menos 10 sintomas quando a menopausa chega”. No entanto, eles não se restringem aos populares, como ondas de calor, mudanças de humor e redução da libido.
Assim como a chegada da menopausa pode variar entre as mulheres, seus sintomas também. Por isso, algumas podem ser acometidas por sinais “bizarros” causados pelo período; confira a seguir cinco exemplos:
1 – Ardência na língua
Não é apenas o corpo que sofre com o calor típico do período. Segundo uma pesquisa realizada neste ano, na Grã-Bretanha, cerca de 8% das mulheres sentem queimação na língua — bem como ao redor do céu da boca, lábios ou parte interna das bochechas — durante a menopausa.
A condição “pode parecer uma dor súbita e curta na boca e é mais comum em mulheres que também experimentam gostos metálicos, secura na boca, formigamento ou dor”, detalha o site.
2 – Sensação de choques
Em algumas mulheres, as ondas de calor podem ser antecedidas por uma sensação de choque elétrico pelo corpo, especialmente na testa. O sintoma remete a “um elástico se encaixando na carne sob a pele”, resultando em dor.
3 – Formigamento
Aproximadamente 21% das mulheres na menopausa sofrem de formigamento no corpo. A condição costuma ocorrer no início do período ou logo após o último ciclo menstrual — e desaparece por conta própria.
4 – Zumbido nos ouvidos
Ouvir zumbidos ou ruídos também pode ser comum na menopausa. Esse costuma ser bastante incômodo e pode ter relação com a mesma queda hormonal que provoca os demais sintomas.
+ Odor corporal: quando você deve se preocupar
5 – Mau cheiro
O mau cheiro também pode acompanhar mulheres neste período. O odor costuma ser consequência da sudorese típica das ondas de calor durante a menopausa.