Muitas vezes negligenciada, a saúde ocular requer atenção antes de dar sinais adversos. Entre as medidas para tal cuidado, os óculos de sol são destaques. Além de fashionistas, atuam como proteção aos olhos, evitando condições como catarata, síndrome do olho seco, lesões de córnea, degeneração da retina, conjuntivite e pterígio. Por isso, oftalmologistas recomendam o uso em ambientes externos até em dias nublados. No entanto, isso não significa que qualquer opção seja ideal.
+ Risco de doenças oculares é maior nos dias secos; especialista orienta prevenção
+ O que os olhos revelam sobre sua saúde
Para cumprir com o papel, é imprescindível investir em peça de qualidade, com proteção UV. “Precisa pensar primeiro na segurança. (…) Cuidado com armações falsificadas ou contrabandeadas, pois essas peças não possuem qualidade e comprometem a saúde ocular”, pontua Marcel Gignon, head de design da Chilli Beans, que indica, ainda, avaliar o prazo de garantia, peso e material do produto.
Para quem não tem costume, o profissional indica apostar em um modelo mais discreto, “com tons que casem com uma paleta de cores mais abrangente”. Além disso, o investimento não precisa ser tão alto. Por isso, a Chilli Beans promete peças de qualidade e custo-benefício para todos os gostos e bolsos.
A opção com proteção solar deve ser usada, inclusive, por quem precisa de grau. “Outras boas apostas são os óculos multi, de grau com um clipe solar que vai em cima da lente, com excelente custo-benefício, especialmente para quem já usa grau. São dois estilos numa só peça prática e moderna. Na Chilli Beans temos também alguns modelos que trocam de haste, então você consegue a sensação de estar com um novo par ao trocar só essa peça”, declara.
Como escolher os óculos para cada tipo de rosto
O clássico modelo “redondinho” é uma aposta quase universal, especialmente para quem não tem muita familiaridade com armações. No entanto, são infinitas as variedades de estilos no mercado — o que pode resultar em dúvida na hora da escolha.
O head de design da Chilli Beans descarta padrões de modelos para cada tipo de rosto. “A gente aqui acredita na liberdade de se expressar, se sentir bem e usar aquilo que você está a fim naquele momento, sem amarras ou restrições, sendo livre para ousar e experimentar. Como acessórios de moda, os óculos são ideais para compor a personalidade e a individualidade de cada um de nós e, por isso, fazemos coleções com modelos diversificados, desde o mais básico ao mais estiloso”, reflete.
Contudo, a dica principal para a escolha é adequar o formato dos óculos ao formato do rosto. “Sem ficar grande nem pequeno demais – o fit da peça deve garantir que ela está segura, mas nem muito justa. Os profissionais das lojas podem ajudar nesse desafio e recomendo ir a uma local que te permita provar e testar à vontade quantos modelos você desejar. Por isso, na Chilli Beans, os produtos ficam expostos para que o cliente possa manusear à vontade e estar seguro da escolha do produto na hora da compra”, finaliza Marcel Gignon.