Já pensou em ficar com a pele bronzeada sem precisar se expor ao sol ou recorrer a uma clínica de estética? Se sim, o autobronzeador pode se tornar um de seus produtos de beleza favoritos. A opção de aplicação caseira é segura, eficaz e recomendada por dermatologistas.
+ Bronzeado perfeito: 10 dicas de como obter
+ Como escolher o protetor solar ideal para seu tipo de pele
“Os autobronzeadores são produtos que agem sobre a pele por ação da dihidroxiacetona (DHA), que reage com componentes das células presentes na camada mais superficial da pele, levando à formação de um pigmento responsável pelo bronzeamento da pele, a melanoidina”, explica Alessandro Alarcão, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócio-efetivo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
O produto tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, onde há diferentes marcas e tipos disponíveis no mercado. As águas bronzeadoras, por exemplo, são incolor e recomendadas para pessoas mais experientes na aplicação, enquanto as opções em creme, mousse ou gel têm efeito mais imediato e, por isso, são de fácil aplicação.
Como aplicar o autobronzeador
Apesar da praticidade, a aplicação requer atenção para um resultado uniforme e eficaz. Além de seguir as orientações do fabricante, Alessandro Alarcão destaca:
- Aplicar na pele completamente limpa e seca;
- Usar luva específica para autobronzeamento, realizando movimentos circulares ao longo do corpo;
- Deixar as áreas de dobras, como dedos e joelhos, por último;
- Não usar roupas por no mínimo 20 minutos após a aplicação;
- Evitar exposição ao sol nas próximas horas;
- Não praticar exercícios físicos ou quaisquer atividades de favoreçam a transpiração até 4h após a aplicação;
- Tomar banho e utilizar outros produtos corporais somente após 8h;
- Evitar depilação (pode ser feita no máximo dois dias antes) ou descoloração dos pelos antes de aplicar o produto;
- Em caso de manchas na pele após o uso, fazer uma esfoliação corporal e, somente depois, reaplicá-lo.
“Normalmente, após 1h de aplicação já se nota a cor diferente, sendo que o resultado aparece em torno de 4h. Para garantir um tom bronzeado, é indicado aplicar o produto por pelo menos dois dias seguidos, sendo que a cor dura de três a sete dias”, pontua o dermatologista.
Por fim, o profissional alerta que os autobronzeadores não atuam como proteção. Por isso, o uso de filtro solar, de no mínimo 30 FPS, continua sendo essencial.