Sentir-se inchada com frequência pode ser um sinal de que seu sistema linfático não está funcionando como deveria. Uma das principais funções desse mecanismo é drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo, porém alguns hábitos de vida inadequados podem acabar prejudicando a circulação correta de linfa para a corrente sanguínea, resultando na temida retenção.
“Alimentação, estresse, cigarro e alterações hormonais são quadros que contribuem paraesse processo, acarretando na má oxigenação do tecido e de todos os vasos, incluindo os linfáticos”, explica Ingrid Peres, fisioterapeuta dermato-funcional da ONODERA Estética, de São Paulo.
Para te ajudar a acelerar o sistema linfático e dar adeus ao inchaço, a profissional sugere algumas atitudes no dia a dia.
Como acelerar o sistema linfático
1. Beba, no mínimo, 1,5 litro de água por dia
Nosso corpo é composto de, aproximadamente, 70% de água, por isso, manter a hidratação é essencial. “Além ajudar o organismo a funcionar melhor, a água é um elemento vital para ajudar o sistema linfático no transporte de toxinas e de outras substâncias para fora do corpo”, aponta Ingrid.
Leia mais
Celulite tem tratamento, sim!
9 maneiras de perder peso rápido sem uma dieta extrema
2. Evite alimentos ricos em sódio e em conservantes
Para acelerar o sistema linfático é necessário seguir uma alimentação leve e fracionada, evitando frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, carnes gordurosas, doces e alimentos com alta concentração de sódio, como os industrializados.
3. Pratique atividades físicas regularmente
Atividades simples, como uma caminhada de 20 minutos, são excelentes para manter o organismo trabalhando. “Ficar muito tempo parado desacelera o metabolismo e não favorece o funcionamento do sistema linfático”, alerta a especialista. “Para quem não consegue fazer exercícios com certa frequência, trocar o elevador pela escada pode ser um bom começo”, completa.
4. Invista em drenagem
A drenagem linfática é uma massagem focada em estimular o sistema linfático, acelerando a circulação sanguínea e ativando a nutrição dos tecidos para que o corpo fique mais modelado e livre de inchaços. “São recomendadas 10 sessões, com frequência de duas a três vezes por semana, e duração de 60 minutos”, indica ela.