Você chega tarde do trabalho, happy hour ou academia, come e não espera uma hora para deitar na cama. Já aconteceu com você? Fique tranquila, definitivamente você não é a única pessoa que decide comer antes de dormir.
No entanto, provavelmente já ouviu muitas vezes que essa não é a melhor ideia do mundo. Mas por que? E exatamente quais problemas de saúde isso pode causar? Amanda Baker Lemein, conselheira de saúde feminina (EUA), detalha tudo o que você precisa saber sobre se é ou não um hábito ruim comer antes de dormir – e acaba com alguns equívocos comuns sobre os efeitos do jantar noturno.
Primeiro, é útil ter uma noção de como funciona a digestão
Antes que você possa entender como ir para a cama logo depois de comer afeta seu organismo, você tem que entender a linha do tempo do que acontece com a comida depois de consumi-la.
Como você sabe, tudo começa na boca. Ao comer, você quebra e amacia o alimento pela mastigação e a liberação de enzimas digestivas pelo corpo. Então, à medida que a comida se move para o estômago e penetra mais no trato gastrointestinal e nos intestinos delgado e grosso, mais enzimas ajudam a quebrá-la. Algumas moléculas de alimento são absorvidas pelo corpo, enquanto o restante é empacotado como resíduo para passar pelo cólon.
Leia mais
Alguém pode explicar por que eu não consigo parar de comer?
Afinal, é pior dormir com fome ou comer de noite?
Agora você está se perguntando: se posicionar horizontalmente com a Netflix imediatamente após o jantar bagunça essa sequência de eventos? A boa notícia é que provavelmente não. “Comer bem antes de dormir provavelmente não diminuirá o processo”, diz Lemein. “É uma função autonômica. Significa que a digestão não exige que estejamos acordados ou conscientes de que nosso corpo está fazendo isso.”
Então, se eu não necessariamente mexer com a capacidade do meu corpo para digerir minha comida, qual é o mal?
“Você sabe que está deitada? Embora isso provavelmente não interfira na capacidade do seu corpo de realmente completar o processo de digestão depois de comer, pode tornar mais fácil para alguns sucos digestivos chegarem até o esôfago”, diz Lemein. Quando ácido estomacal volta para o esôfago, é quando você começa a azia ou refluxo ácido.
Você pode evitar ter problemas de azia de noite sentando-se na cama um pouco depois de comer antes de deitar. Tente ler por 15 minutos para dar ao corpo algum tempo para iniciar o processo de digestão. Se você ainda não está no quarto, se movimentar é uma maneira ainda melhor de ajudar na digestão. Lemein recomenda uma atividade simples, como arrumar a casa antes de se sentar no sofá ou na cama.
Além disso, azia e indigestão podem deixá-la inquieto e fazer você acordar no meio da noite. Quanto mais frequentemente a azia interromper seu sono, pior será o sono geral (o que obviamente não é bom para sua saúde geral, já que a privação crônica do sono está ligada a uma série de problemas de saúde).
Mais uma vez, passar algum tempo na posição vertical antes de deitar pode ajudar a remediar isso, assim como aumentar a distância entre a hora do jantar e a hora de dormir.
Ok, mas e quanto ao ganho de peso?
As pessoas têm alegado que comer antes de dormir pode acumular mais quilos porque o corpo não precisa dessa energia dos alimentos enquanto você está dormindo, por isso não queima as calorias e, em vez disso, as armazena. Mas espere aí: essa é uma daquelas histórias de dietas que precisam desaparecer.
Estudos sobre este tópico mostram resultados mistos, e alguns até sugerem que comer um lanche antes de ir para a cama pode ajudá-la a se sentir mais saciada e consumir menos calorias em geral. Mas realmente não há dados convincentes para provar que comer pouco antes de dormir é um fator significativo no ganho de peso (ou perda dele).
Seu horário de comer é totalmente individual e às vezes fora de seu controle, por isso não vale a pena manter o foco em que horas você come tanto quanto você come. “O ganho de peso pode ser afetado pela ingestão antes de dormir. Contudo, em última análise, isso se deve ao excesso de calorias durante o dia, não apenas antes de dormir”, aponta Lemein. Então não se estresse se você ocasionalmente precisar jantar tarde.
Se você não notou nenhum efeito colateral negativo ao comer antes de dormir, Lemein diz que está tudo bem. “Em termos de ganho de peso e saúde, a hora do dia em que você come é muito menos importante do que a qualidade geral e quantidade de alimentos consumidos durante todo o dia”, explica ela.