O sol do verão favorece a energia, então nada melhor do que aproveitar esta época do ano deixando de lado o sedentarismo. Entre as inúmeras atividades físicas, vale apostar em alternativas ao ar livre, como o patins, que além de divertido, traz uma série de benefícios de dentro para fora — inclusive para as iniciantes.
+ Autoaceitação: como curtir o verão de bem com o biquíni
+ Xô, coronavírus! Médicos dão dicas para realizar confraternizações seguras
60 minutos de patinação pode te ajudar a eliminar cerca de 400 a 600 calorias. Além de favorecer o emagrecimento, o exercício é uma ótima opção para tonificar os músculos, desenvolver força e resistência, segundo um porta-voz da Impala Skate, marca líder de patins na Austrália. As informações são da “Women’s Health”.
Os benefícios dessa prática ainda incluem: equilíbrio, melhora da postura e concentração, e aumento do bem-estar emocional. “Essa também é uma opção sólida para pessoas que não querem colocar tanto impacto em suas articulações, como fariam em uma corrida, ou querem adicionar algo novo ao seu programa de treino”, destaca o porta-voz.
Dicas de patinação
Apesar dos benefícios, a patinação não deve ser a única fonte de cardio. Além disso, o movimento repetitivo pode trazer consequências ao praticar o exercício com os quadris tensos e sem a devida postura.
Vale aproveitar os dias ensolarados para patinar ao ar livre e conhecer novos lugares, como parques e pistas de patinação. No entanto, é preciso se atentar às altas temperaturas do verão, com cuidado redobrado com a proteção solar e hidratação.
Os experts da Impala Skate listam cinco dicas especiais para garantir uma patinação saudável e segura; confira:
• Verifique seus patins sempre que for usá-los. Se precisar ajustar algo, tenha por perto uma ferramenta adequada ou mesmo uma chave-inglesa;
• Certifique-se de ajustar corretamente os patins para garantir que não fiquem soltos nos pés;
• Use os equipamentos de segurança, como capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas;
• Aproveite para patinar em grupo. A socialização torna a prática ainda mais divertida;
• Não desista se for iniciante. Procure por aulas e apoio de grupos.