Se seu(ua) parceiro(a) está com problemas, é natural que você tente ajudá-lo(a) da melhor maneira que consiga pensar. No entanto, nem sempre essa ajuda é eficaz: muitas vezes, ela pode acabar tornando-se motivo de brigas no relacionamento.
+ Gaslighting: aprenda a identificar o abuso psicológico em um relacionamento
+ 10 razões pelas quais seu casamento pode estar acabando
De acordo uma pesquisa divulgada pela “Psychology Today”, existem mal-entendidos comuns nos relacionamentos que podem levar a brigas quando, na verdade, você está tentando apoiar sua pessoa amada. Segundo a “Slice”, de onde são as informações, essa desconexão pode decorrer de divergências em um “estilo de apoio” preferido entre você e seu(ua) parceiro(a).
Estilos de apoio
Para entender a complexidade do assunto, os pesquisadores classificaram três “estilos de apoio” importantes em um relacionamento: apoio emocional, apoio tangível e apoio informativo.
Segundo a “Psychology Today”, o apoio emocional trata de “expressar preocupação, empatia, amor ou encorajamento”. Já o apoio tangível é “ajudar o(a) parceiro(a) com coisas práticas, como cozinhar uma refeição ou assistência financeira”. Por fim, o apoio informativo é quando você compartilha “informações, fatos úteis ou conselhos” com ele(a).
Como apoiar seu(ua) parceiro(a) e evitar brigas no relacionamento
Assim como com as linguagens do amor, é possível que você e seu(ua) parceiro(a) tenham estilos de apoio diferentes. Isso significa que, apesar da boa intenção, seu primeiro instinto talvez não será apoiá-lo(a) da maneira que ele(a) precisa.
+ Conheça as 5 linguagens do amor e saiba como identificá-las
Um bom exemplo de incompatibilidade de estilos de apoio é quando seu(ua) parceiro(a) precisa que você seja uma boa ouvinte para um problema, mas, ao invés disso, você tenta arrumar maneiras de “consertar” a situação.
Quando isso acontece, ele(a) pode sentir que você não está oferecendo o apoio emocional que precisa. Você, em contrapartida, pode se sentir injustiçada ou frustrada, pois só estava tentando ajudar. Dessa forma, as tentativas de apoio e ajuda podem se transformar em discussões, apesar das boas intenções.
Assim como para grande parte dos problemas conjugais, a solução desse embate está na comunicação. Busque desenvolver um diálogo sobre o tema com sua pessoa amada, conversando sobre quais tipos de apoio se adaptam a diferentes situações. Além de resolver o problema, a prática trará mais confiança e proximidade para o casal, fortalecendo o relacionamento.