Você conhece o óleo de coco e argan, mas já tentou experimentar o óleo de jojoba? Derivado da semente do arbusto de jojoba – encontrado no Arizona e no sul da Califórnia, este ingrediente natural é dotado de vitaminas E e B. Além disso é rico em minerais como cobre e zinco, tornando-o um deleite nutritivo para a pele e cabelos. Curiosa? Aqui está o que você deve saber sobre essa maravilha natural:
+ Leia mais Mitos e verdades sobre queda de cabelo e seu crescimento Como fazer seu cabelo crescer mais rápido Magnésio na pele?
Não vai entupir seus poros
O óleo de jojoba é tecnicamente um éster de cera. Esse é um dos principais componentes do óleo que sua pele produz naturalmente (também conhecido como sebo) – em vez de um triglicerídeo, como a maioria dos óleos. Os ésteres de cera (pense neles como uma cera líquida) também são mais leves e menos oleosos do que outros óleos (como o de coco). É por isso que são menos propensos a entupir seus poros e levar a rompimentos.
Poderia ajudar a controlar a oleosidade
“O óleo de jojoba é único entre os óleos vegetais, pois é bastante semelhante à composição do sebo humano”, diz Nikhil Dhingra, MD, dermatologista da Spring Street Dermatology, em Nova York. “Por ser tão semelhante, pode levar a pele a pensar que não precisa produzir mais óleo”.
O óleo de jojoba é um ótimo antioxidante
Como o óleo de jojoba é rico em vitaminas E e B, pode ajudar a agir como um escudo para proteger a pele contra os danos causados por fatores ambientais, como poluição ou fumaça.
Também pode ajudar a reduzir as rugas
“O óleo de jojoba ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, que, por sua vez, ajudam a impedir a quebra do colágeno, que pode levar à pele e às rugas, tornando-o extremamente benéfico nas formulações para a pele”, explica Luigi L. Polla, MD, dermatologista e fundador Forever Institut e Alchimie Forever Skincare em Genebra, Suíça.
Hidratação impecável com o óleo de jojoba
Ele penetra profundamente na pele. A pele seca e desidratada se beneficia mais do óleo de jojoba, mas Polla diz que esse ingrediente pode ser útil para todos os tipos de pele. “O óleo de jojoba é rico em gorduras naturais que imitam as da camada externa da pele”, explica Joshua Zeichner, MD, diretor de pesquisa clínica e cosmética do Mount Sinai Medical Center, em Nova York. “Isso significa que pode ajudar a pele a reter a umidade e a se curar”.
Pode aliviar as condições da pele
A jojoba pode beneficiar muito mais do que apenas a pele do seu rosto. “Foi demonstrado que o óleo de jojoba ajuda a acalmar o eczema e pode ajudar a acalmar a inflamação da pele, especialmente se for colocado em camadas debaixo de uma espessa camada de petrolato para manchas difíceis de secar”, diz o Dr. Dhingra.
Óleo de jojoba também pode ajudar o seu cabelo
A hidratação funciona tão bem quanto para fios secos. Coloque algumas gotas nas extremidades do cabelo para ajudar a domar os fios soltos e suavizar as pontas duplas.
Ajudar a curar suas feridas
Os antioxidantes mencionados acima também “ajudam a reduzir a inflamação e a melhorar a cicatrização”, explica Jennifer T. Haley, MD, dermatologista que atua em Scottsdale, AZ e Park City, UT. “Ele também tem propriedades antifúngicas e antibacterianas”.
Pode acabar com herpes labial
O docosenol – o ingrediente ativo encontrado na maioria dos cremes para afta – está presente naturalmente no óleo de jojoba. Pingue uma gota sobre a sua ferida na próxima vez que sentir uma.
É útil para a caspa, como uma máscara de couro cabeludo
Massageie-o no couro cabeludo antes de dormir para um tratamento noturno. Isso permitirá que as propriedades anti-inflamatórias da jojoba trabalhem para acalmar a pele irritada e com coceira na cabeça.
Remova sua maquiagem com o óleo de jojoba
Os óleos são capazes de quebrar a maquiagem à prova d’água muito mais facilmente do que a água e o sabão. O óleo de jojoba é perfeito para isso, pois é suave o suficiente para ser usado ao redor dos olhos, para remover rapidamente o delineador líquido de longa duração.
Tem uma vida útil longa
Como o óleo de jojoba é uma cera e não um óleo verdadeiro, ele pode permanecer na sua prateleira por anos sem estragar. Você pode compará-lo à cera de abelha – as abelhas mantêm o mel nas células da cera para mantê-lo fresco.
O óleo de jojoba é acessível!
O óleo de jojoba puro (óleo de Simmondisa Chinensis) pode ser encontrado na maioria dos supermercados naturais – até mesmo no Trader Joe – e normalmente custa menos de R$ 30. Dhingra também sugere procurar uma fórmula sem muitos aditivos ou outros tipos de óleo para obter mais benefícios. Tente evitar fragrâncias adicionadas, que podem ressecar a pele.