O cuidado capilar é uma prática bastante comum entre as mulheres. Contudo, essa atenção deve redobrar durante o verão, especialmente para quem tem cabelo crespo, visto que esse tipo de fio pode ser ainda mais prejudicado pela alta temperatura da estação e contato com água de mar ou piscina.
+ Como montar um cronograma capilar eficiente
+ 5 dicas para evitar pontas duplas em seu cabelo
Luann Lôbo, dermatologista e diretor do núcleo de tricologia e corporal da Human Clinic, em São Paulo, explica: “A oleosidade natural do couro cabeludo percorre as hastes capilares até as pontas, nutrindo os fios. No cabelo crespo, essa velocidade é mais lenta, tornando-o mais frágil e com maior tendência ao ressecamento. É importante ressaltar, também, que esse tipo de fio exige cuidados especiais ao ser desembaraçado.”
Devido às características típicas, especialmente na estação mais quente do ano, esse tipo de cabelo fica mais propenso a condições como frizz, pontas duplas e ressecamento. Portanto, os cuidados com o cabelo crespo no verão tendem a evitar tais consequências. Para isso, o especialista da Human Clinic destaca ser ideal manter um cronograma capilar — iniciado, preferencialmente, antes da estação —, baseado em três pilares: hidratação, reconstrução e nutrição.
Durante a exposição solar, é indispensável o uso de chapéus, bonés e produtos leave-in com FPS. “Evite, ainda, deixar o cabelo secar ao sol após o banho de piscina ou de mar”, acrescenta Luann, indicando o enxágue dos fios em água doce sempre após os mergulhos.
Mais cuidados com os cabelos crespos
Segundo o profissional, “os produtos básicos para um bom cuidado com os cabelos crespos incluem shampoo (preferencialmente de baixo sulfato) e condicionador, máscara de tratamento (aplicada semanalmente) e creme específico [para esse tipo de fio]”. Entre os melhores ativos, a indicação é optar por composições com manteiga de karité, ácido hialurônico, queratina e óleos vegetais.
Para cuidados ainda mais precisos, vale apostar em procedimentos capilares. Nesse caso, Luann indica a aplicação de tratamentos de hidratação, reconstrução e nutrição de alta performance em consultório, bem como protocolos a LED, lasers e intradermoterapia, que favorecem o crescimento saudável das hastes e nutrem o couro cabeludo.