Apesar de ser um problema antigo no Brasil, a dengue está longe de acabar. Somente nos quatro primeiros meses de 2022, um surto da doença já fez com que o número de casos ultrapassasse o número total de infectados no ano anterior.
+ Dengue, zika e chikungunya: o que espera o brasileiro neste verão?
+ 5 melhores chás para dor de cabeça
Segundo dados do Ministério da Saúde, foram 542 mil casos até 23 de abril deste ano, contra 544 mil casos durante todo o ano passado. Com informações do “g1”, conheça os principais sintomas e tratamentos da dengue.
Sintomas de dengue
• Febre superior a 38ºC;
• Dor no corpo e nas articulações;
• Dor atrás dos olhos;
• Mal estar;
• Falta de apetite;
• Dor de cabeça;
• Manchas vermelhas pelo corpo.
Pacientes de dengue também podem ser assintomáticos ou ter sintomas leves. Na forma grave da doença — que pode levar à dengue hemorrágica —, dores abdominais intensas, náuseas e vômitos e sangramento das mucosas também podem ocorrer.
Segundo o portal, pessoas de todas as idades podem contrair a doença. No entanto, idosos e pessoas com doenças crônicas devem ter cuidados redobrados, pois a dengue pode evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Tratamento de dengue
Não existem tratamentos para a dengue. Enquanto medicamentos — que devem ser ingeridos apenas sob prescrição médica — aliviam dores. Além disso, a hidratação é de suma importância para repor líquidos perdidos por conta da doença.
Atualmente, o melhor tratamento é a prevenção. Por isso, evite ter em casa reservatórios grandes e pequenos de água parada sem proteção, pois é assim que o Aedes aegypti — mosquito cuja fêmea é o agente transmissor da doença —, se reproduz. Você também pode levar a conscientização aos seus familiares, amigos e vizinhança.