Já imaginou ser jovem mas ter a aparência de uma idosa? É o que acontece com a adolescente chinesa de 15 anos, Xiao Feng, que possui a “doença do envelhecimento”, condição rara conhecida como síndrome de Hutchinson-Gilford ou progéria.
Leia mais
Tomar sol no períneo faz bem? Entenda alvoroço na internet
Estudo diz que hipotálamo de mulheres que tomam pílula anticoncepcional é menor
Corredor assedia repórter ao vivo e causa revolta nos EUA
A “doença do envelhecimento” faz a pele do seu corpo inteiro ficar enrugada. Por causa do mal, Xiao Feng, abandonou a escola por conta da vergonha de sair em público. “Eu sou tão diferente dos meus colegas de sala que parei de ir à escola. Eu não tinha mesmo muitos amigos na escola. Sentada ao lado dos colegas, eu parecia avó deles”, desabafou a jovem, de acordo com o “Daily Star“.
“As pessoas me chamam de tia na rua e na escola sou tratada como aberração”, completou.
A “doença do envelhecimento”
A condição é hereditária. A mãe de Xiao também luta contra a doença. “Não fomos à escola, não sabíamos nada sobre desordens genéticas. Quando ela (Xiao) nasceu já era tarde demais para nos arrependermos”, comentou o pai da jovem. A chinesa lançou campanha na web para arrecadar o equivalente a R$ 300 mil a fim de custear o tratamento.
Quais são os sintomas
“Quero ter uma vida normal e me tornar médica. Sonho com isso”, afirmou ela.
Com quadro de progéria, a criança ou o adolescente passa a apresentar todos os sinais típicos da velhice, como pele seca e enrugada, calvície e costas curvadas. Com baixa estatura, os portadores de doença também não apresentam períodos menstruais ao crescer e são estéreis. Outros males típicos da velhice como cardíacas, renais e pulmonares também podem aparecer.