Cuidados com os cabelos: especialistas respondem 7 dúvidas comuns

Mesmo seguindo uma rotina rigorosa de cuidados com os cabelos, alguns danos são inevitáveis. Se você já passou por algum tipo de procedimento químico nos fios, usa fontes de calor, como secador, ou até mesmo usa um pente ou escova, provavelmente já danificou suas madeixas.

+ 7 dicas para lavar o cabelo corretamente 

+ As melhores escovas para cada tipo de cabelo

“Assim que seu cabelo emerge de seu folículo, ele tem elementos externos para enfrentar”, explica a tricologista Anabel Kingsley à “Women’s Health”, de onde são as informações. “E, como você pode esperar, quanto mais longo for seu cabelo, mais desgastado ele ficará, principalmente se você colorir, descolorir ou alisar seus fios”, acrescenta.

Felizmente, alguns produtos e técnicas de cuidados podem ser a salvação de suas madeixas. A seguir, confira sete dúvidas sobre cabelos que você pode ter — e as respostas para elas.

7 dúvidas comuns sobre cuidados com os cabelos

mulher de chapéu sorrindo, cuidados com os cabelos
Freepik

1 — A coloração danifica os cabelos?

Sim, procedimentos químicos como a tintura danificam os cabelos. Isso porque o processo envolve a penetração de aditivos químicos pela cutícula dos fios, que age como uma camada protetora. 

No entanto, “usar menos descolorante ou fórmulas menos permanentes ajuda a minimizar parte dessa tensão”, ressalta a dermatologista Dendy Engelman.

2 — Posso usar a temperatura máxima em fontes de calor?

“Você nunca deve usar o calor máximo”, pontua o cabeleireiro Bobby Eliot. O conselho geral é usar a configuração de calor mais baixa possível em secadores, chapinhas e modeladores de cachos, mas que ainda garanta um bom resultado. A dica é começar na configuração mais baixa e aumentar a temperatura lentamente, sempre utilizando um protetor térmico. 

3 — Posso utilizar qualquer escova para me pentear?

Não. Anabel recomenda optar por escovas com cerdas de plástico flexíveis e arredondadas, que são suaves para os fios e para o couro cabeludo. Além disso, a base do utensílio deve ser ventilada e almofadada.

Para cabelos cacheados e crespos, a recomendação são os pentes com dentes largos.

4 — O shampoo a seco substitui as lavagens?

Não. O shampoo a seco deve ser usado como um recurso emergencial, não podendo ser um substituto das lavagens com água. Para Anabel, o limite máximo de uso são dois dias.

5 — Devo lavar os cabelos todos os dias?

“Se você não lavar o cabelo com frequência suficiente, pode criar acúmulos que eventualmente inibem o crescimento dos fios”, adverte Dendy. No entanto, lavá-los com muita frequência pode ressecá-los e deixá-los quebradiços. Portanto, essa resposta depende de seu tipo de cabelo e de sua rotina.

+ Lavar os cabelos todos os dias faz mal? Saiba qual é a frequência ideal

6 — Existe um limite para pentear os cabelos?

Dendy alerta que o excesso de escovação dos fios pode levar à quebra. Por isso, seu conselho é fazê-lo duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir, usando a técnica correta.

“Sempre comece pelas pontas e trabalhe gentilmente até o couro cabeludo. Vá devagar e nunca faça isso de maneira agressiva. Trate seus cabelos como você trataria um tecido caro”, aconselha a especialista. 

7 — É normal ter caspa?

É normal que, com a mudança de estações, seu couro cabeludo apresente algum ressecamento. No entanto, a caspa persistente não deve ser normalizada.

“A caspa é uma condição recorrente e crônica do couro cabeludo que, embora possa ir e vir, tende a ser um problema de longo prazo. Ela geralmente se manifesta quando você está estressada, quando os níveis hormonais flutuam ou quando você come certos alimentos como produtos lácteos gordurosos, como queijo”, destaca Anabel. 

Por isso, é ideal consultar um dermatologista que te ajudará a descobrir a raiz do problema e indicará os melhores produtos para tratamento.

Back to top