Incômodo entre as mulheres, gênero mais afetado, a celulite acomete, principalmente, áreas como glúteos e coxas — inclusive nas mais magras. A condição é caracterizada por “furinhos na pele”, conhecidos como “efeito casca de laranja”, e, devido ao aspecto pouco agradável, é comum a busca por tratamentos.
+ Skincare de bumbum previne celulite e outras condições; saiba como fazer
+ Desconfie de produtos ‘milagrosos’ e saiba qual é a melhor forma de tratar a celulite
Entre as causas da celulite estão: hereditariedade, problemas circulatórios, alterações hormonais e estilo de vida. E, embora os procedimentos estéticos sejam boas opções para conquistar resultados mais efetivos, algumas práticas diárias são indispensáveis para todas que desejam prevenir os furinhos e/ou amenizar a aparência dos existentes.
Dicas para reduzir a celulite
Para te ajudar nessa tarefa, Dani Borges, nutricionista e educadora física, lista a seguir seis medidas simples para prevenir e reduzir a celulite; confira:
- Evitar o consumo de açúcar, fritura, álcool e alimentos processados, ultraprocessados e industrializados (biscoitos, refrigerantes e embutidos);
- Praticar musculação e realizar cardio moderado;
- Beber muita água (mínimo dois litros diariamente);
- Aumentar a ingestão de proteínas;
- Aumentar o consumo de alimentos antioxidantes e de ação anti-inflamatória (gengibre, frutas cítricas, frutas vermelhas, cúrcuma, vegetais, chá-verde e cavalinha);
- Incluir na alimentação fontes de ômega 3 (chia, linhaça, salmão e atum).
Por fim, vale destacar que, para conquistar os benefícios propostos, é importante consultar profissionais de nutrição e educadores físicos, além de manter as consultas e exames de rotina em dia.