Se existe um tabu em torno do envelhecimento da mulher, a chegada da menopausa costuma ser escondida a todo custo. Infelizmente, as mulheres só têm a perder com essa prática, já que se informam pouco sobre o período e tendem a se isolar nos sintomas, sem perceber que, na verdade, várias na mesma faixa etária estão passando pelo mesmo. Colocar o assunto na mídia é um caminho interessante para abrir o debate em torno da menopausa. Veja 9 artistas que não tiveram medo de falar sobre ela!
- Luana Piovani
Luana Piovani é uma atriz sem papas na língua e não foi diferente com a chegada da menopausa. Aos 46 anos, a artista que mora em Portugal abriu o jogo sobre a fase que está passando. “Já estou na menopausa e não estou falando de pré-menopausa, estou falando de menopausa mesmo”, disse ela. A pré-menopausa a que ela se refere também pode ser chamada de climatério, período em que as taxas hormonais começam a ficar alteradas e podem surgir, inclusive, algumas doenças. De modo geral, a fase pode acontecer até 10 anos antes da última menstruação, essa sim, a verdadeira menopausa.
“Eu, por exemplo, estou passando agora por aquelas crises de calor. Já comecei a me medicar porque não dá para fazer novela no verão europeu com essas camisas de seda tendo crises de calor. Já estou tomando a minha testosteronazinha na medida para me ajudar e realmente está me ajudando, está amenizando”, explicou.
- Sandra Annenberg
Sandra Annenberg também soltou o verbo sobre a chegada da menopausa. Aos 53 anos, a jornalista fez questão de compartilhar as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo. “Estou no pico do climatério. [Tenho] Suor noturno, fogacho, de acordar empapada… Tem a pele que está seca, dá irritação. São 25 sintomas que existem no climatério e você ainda vai ter o seu. Cada uma vai ter o seu”, revelou.
Para ela, foi difícil olhar no espelho e perceber que não era mais a jovem que estava acostumada a ser. “E eu quero me conhecer daqui pra frente, quero saber quem eu vou ser. É um momento de crise completa. Acredito que depois de todo período crítico, vem a bonança”, finalizou.
3. Naomi Watts
A menopausa não assusta Naomi Watts. Inclusive, ela criou uma marca com produtos para melhorar a qualidade de vida das mulheres que estão no climatério e menopausa. Ela se descobriu na perimenopausa aos 36 anos, quando estava tentando engravidar. “Nós temos que acabar com o estigma, a vergonha, a confusão, colocar a mão na massa e ser as nossas próprias advogadas na causa”, disse ela.
Stripes conta com produtos para cuidados com a pele, cuidados com os cabelos, suplementos e produtos de bem-estar vaginal, pontos do corpo que são diretamente afetados pela oscilação dos hormônios.
- Angélica
Angélica revelou que começou a perceber a chegada da menopausa aos 43 anos, o que pode ser considerado precoce. Segundo ela, sua mãe e irmã passaram por isso na mesma idade. “Alguns sintomas apareceram, mas fui levando, por falta de informação e por não querer tomar remédios. Demorei a entender a menopausa precoce e me cuidar, iniciar o tratamento de reposição hormonal. Essa lentidão eu considero um erro. A notícia da menopausa em si não foi ruim, aos 45 anos, mas os sintomas, como o calor, insônia e alteração de humor, foram”, confessou.
A apresentadora revelou que sentiu vergonha da fase. “Sofri muito pela falta de informação. Fui aos trancos e barrancos. Mas fui me encontrando e descobri que não precisa ser uma fase tão difícil, pode ser mais fácil”, explicou ela. “A quantidade de vezes que achei que estava grávida… fazia vários testes de farmácias”, completou.
- Monique Curi
A falta de libido foi um problema para Monique Curi, mas ela não teve vergonha de compartilhar aos 53 anos sobre esse e outros sintomas que chegam com a menopausa.
“No começo eu fiquei assustada. Porque menopausa para mim, eu achava que era coisa de velha. E eu me perguntava como ia falar para o meu marido que eu estava na menopausa. Eu tive calores horrorosos, falta de libido… Me enchia de creme no cabelo, botava aqueles coques, pijama de flanela… e mesmo assim o homem me queria. E eu falava: ‘não, Léo, pelo amor de Deus!’. Tive os calores, insônia, ficava sem dormir à noite inteira”
- Andréa Sorvetão
Aos 48 anos, Andréa Sorvetão foi bem transparente com seus seguidores quando soube que estava na chegando na menopausa, sintomas que se uniram ao diagnóstico de hipotireodismo e tiraram um pouco da qualidade de vida da ex-paquita.
“Se pudesse não faria nada disso, mas pela saúde tenho que fazer. Tenho que perder alguns quilos que vi que também aumentaram por causa da MENOPAUSA, que vem e não vem… por causa do hipotireoidismo que tenho que ver se preciso aumentar a dose… e com isso tudo a coluna também grita. E sim… vamos entrar em dieta… bora nos acompanhar?!, escreveu ela.
- Kim Cattrall
Fãs de “Sex And The City” puderam acompanhar todas as aventuras sexuais de Samantha Jones, interpretada por Kim Cattrall. A personagem, que era a mais velha do quarteto, não teve papas na língua quando chegou a sua vez na menopausa. Cattrall também não.
“Acho que a maioria das mulheres não quer ser considerada envelhecida, porque isso não apenas as faz se sentir mal, mas também transmite algo sobre o ponto da vida em que estão. Não tenho vergonha disso porque é uma realidade. Mas eu venho de Liverpool e gostamos de tirar sarro das coisas. Não levamos tudo tão a sério”, disse em entrevista.
- Candace Bushnell
Já que falamos de “Sex And The City”, não poderíamos deixar Candace Bushnell, escritora do livro que deu origem à série, de fora da lista. A autora tem uma opinião muito forte sobre a menopausa: “Existem dois tipos de mulheres na pós-menopausa: algumas que enlouquecem por sexo e outras que nunca mais querem ver um pênis”, disse ela em entrevista à Revista People, revelando que percebeu essa dinâmica nas pesquisas para seus livros.
“Na verdade, eu passei pela menopausa sem saber. Era como se minhas roupas, meus sapatos não servissem. Eu me sentia exausta. Eu não sabia que tinha passado pela menopausa até ir ao ginecologista e ela me informar. Eu nem sabia porque estava muito ocupada e estressada. Acho que acontece com muitas mulheres no final dos 40, início dos 50. Quando as mulheres estão realmente fazendo tudo. Sua carreira provavelmente está no auge e você pode estar tentando colocar seus filhos na faculdade”, refletiu.
9. Naiara Azevedo
Naiara Azevedo revelou, aos 30 anos, ter predisposição à menopausa precoce e, desde então, revelou aos seus seguidores que começou a fazer a reposição hormonal.
“Descobri em outubro do ano passado que tenho predisposição à menopausa precoce e que por isso não posso ter um filho de forma natural. Comecei a fazer tratamento de reposição hormonal para isso e estou fazendo também um tratamento para congelar os óvulos e ter um filho no futuro”, contou a artista.
10. Michelle Obama
Michelle Obama abriu seu coração para falar dos sentimentos, dúvidas, inseguranças, maternidade e casamento. Uma mulher que está tão disposta para compartilhar a sua verdade com o mundo não deixaria a menopausa de fora. “Eu tive suor noturno ainda nos meus 30 anos e quando você pensa nos outros sintomas que vêm junto, como ondas de calor, eu tive algumas antes de começar a tomar hormônios”.
Ver essa foto no Instagram