A saúde bucal merece tanta atenção quanto a saúde geral, visto que pode trazer graves consequências e, ainda, impactar diretamente em aspectos com bem-estar e autoestima. Portanto, não negligenciar os sinais e sintomas da boca é imprescindível.
+ Implantes dentários: técnica garante melhora do sorriso e pode ser feita com rapidez
+ Especialista revela tempo ideal para trocar escovas de dentes
Neste sentido, não se deve normalizar os dentes sensíveis. Segundo o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro, o sintoma pode indicar possíveis problemas de saúde bucal ou determinados hábitos prejudiciais; são eles:
- Cáries;
- Retração gengival;
- Refluxo gastroesofágico;
- Bruxismo;
- Dentes desalinhados;
- Consumo de alimentos e bebidas ácidas;
- Uso de pasta de dente abrasiva;
- Escovação incorreta.
A sensibilidade costuma ser intensificada durante as refeições, especialmente com o consumo de bebidas quentes ou frias, e pode exacerbar com o passar do tempo, dificultando a alimentação e favorecendo ainda mais as possíveis causas. Por isso, Flávio orienta buscar o tratamento adequado.
Segundo o especialista, ao notar a sensibilidade nos dentes é indispensável consultar um dentista. Somente após a avaliação individual o profissional poderá identificar a causa e indicar o melhor tratamento. Contudo, para prevenir a condição, alguns cuidados diários em casa são necessários e não devem ser negligenciados.
“Escove os dentes após todas as refeições, inclusive as líquidas. Use uma escova com cerdas macias e não esqueça do fio dental. Por fim, faça visitas regulares ao dentista”, orienta Flávio Pinheiro.