Antes de chegarem ao status atual de acessórios de moda, os óculos foram considerados vilões da aparência e muitas pessoas preferiam se abster da saúde e do bem-estar a ter um look “destruído” pelas armações com lentes de grau.
Especialista no assunto, a influenciadora e empresária Chantal Kopenhagen Goldfinger faz sucesso nas redes dando dicas e destacando o desafio estético dos óculos.
Segundo Chantal, os óculos de grau se tornaram uma espécie de “peça quase essencial para um look estiloso”. Isso porque o design das armações evoluiu, passando mais segurança e autoestima aos
usuários. Assim, de item malvisto, os óculos passaram a ser os queridinhos das fashionistas.
“Como bolsas e sapatos, existe uma armação para cada personalidade”, diz a especialista.
A maior parte das pessoas não se sente confiante porque não sabe escolher uma
armação que as deixe confortável. Nesse ponto, é preciso encontrar “o melhor dos dois mundos”, ou seja, colocar a saúde em primeiro lugar com óculos que atendam às necessidades, mas que também não interfiram na autoestima. “O rosto é seu, a
personalidade é sua e não há regras nesse mundo que precisem ser seguidas”, comenta Chantal.
Óculos com lentes mais grossas podem causar a sensação de “fundo de garrafa”, isso porque, quanto maior é o grau, mais grossa é a lente. Nesse caso, armações mais redondas, menores e que centralizam nos olhos disfarçam melhor as bordas grossas. Armações em acetato também são opções melhores que as de ferro nesses
casos.
Formato do rosto
Apesar de não haver muita regra, alguns formatos de rosto harmonizam melhor com alguns tipos de armação, segundo Chantal.
“Rostos redondos, por exemplo, combinam bem com armações opostas ao seu formato, como as retangulares. Rostos quadrados pedem armações com curvas alongadas, como o estilo gato. Os rostos retangulares pedem armações de óculos borboleta para equilibrar as proporções”, indica.
“Essas são apenas dicas, pois o rosto é seu e você deve usar o que te faz bem e o que você gosta”, ressalta Chantal. “Os óculos enriquecem a sua marca pessoal e
por isso, não é só um acessório e, sim, um ‘necessório'”, diverte-se ela.