Você é flexitariana? Se você nunca ouvir falar nesse termo, fique tranquila! Ele nada mais é do que uma nova tendência do consumidor. Será que você se encaixa nela?
Vamos fazer um teste. Você é do tipo que adere às segundas sem carne, vai numa boa no restaurante vegetariano com a galera do escritório, aderiu aos nuts e aos grãos ancestrais, e também começou a tomar leite vegetal? Resumindo, passou a incluir mais alimentos de origem vegetal na sua dieta por conta de saúde ou por um mundo mais sustentável? Se a resposta foi sim para todas essas questões, você é flexitariana.
Mas, afinal, o que significa isso? Flexitarianas são as pessoas que estão longe de ser veganas, mas têm hábitos vegetarianos. Aposto que você conhece um monte de gente assim. Se você for uma delas, confira essas dicas para manter uma alimentação equilibrada:
– Fique de olho no excesso de gordura de alguns pratos, que, mesmo vegetarianos, são fritos;
– Observe a proteína dos leites vegetais, principalmente se você treina e se essa é a única fonte proteica de um lanche;
– Invista mais em grãos proteicos, como lentilha, grão de bico, ervilha, numa proporção maior do que os cereais, como arroz ou tubérculos;
– Saladas, principalmente as coloridas, são bem-vindas, mas fique de olho se elas trazem benefícios suficientes para serem consideradas um prato completo.
Cynthia Antonaccio é mestre em nutrição humana pela USP e diretora da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo. Com uma equipe de mais de 30 nutricionistas, desenvolve projetos voltados para qualidade de vida.
Fanpage: facebook.com/cynthiadescomplicanutricao
Insta: @cynthiaantonaccio