O inverno chegou no hemisfério sul e, com ele, chegou também a hora de tirar do armário suas roupas mais quentinhas. Esse pode ser um bom momento para uma viagem — e as dicas a seguir vão te ajudar a montar sua mala sem estresse!
+ 8 dicas de treinos para não perder o foco durante a viagem
+ Pele ressecada no frio? Novo produto promete 24 horas de hidratação
À IstoÉ, a consultora de moda, styling e professora da faculdade ESAMC Campinas, Karine C. Rodrigues, deu dicas valiosas de como montar uma mala de inverno prática com tudo o que você precisa.
Como montar sua mala para uma viagem de inverno
“A mala precisa estar adequada ao seu destino e roteiro, compacta e versátil. O ideal é você não se preocupar com ela durante a viagem”, observa Karine. Para montar a mala perfeita, suas orientações principais são:
Planejamento
Para começar a montar sua bagagem, avalie seu destino. Confira a previsão do tempo no local, verifique quantas malas pode carregar e programe um roteiro de viagem, para saber se deverá levar alguma peça específica.
Pondere, também, o motivo da viagem. Se o seu destino for um país com neve, você sabe que precisará de roupas esportivas específicas para o frio; mas se a programação diária for conhecer restaurantes locais, os looks mais elegantes serão maioria.
Além disso, a dica de Karine é começar a montagem da mala com até cinco dias de antecedência da viagem. Assim, você tem tempo hábil para providenciar o que estiver faltando.
E lembre-se: se for viajar de avião, atente-se à integridade dos zíperes de sua mala, coloque seu nome nela e pese-a após terminar, para ter certeza de que não ultrapassará o limite permitido.
Checklist
Ao invés de encher sua mala com roupas que talvez nem serão usadas, a recomendação de Karine é que você faça um checklist com as peças que realmente precisa.
Baseando-se em seu tempo de permanência no destino, comece montando looks para cada dia de viagem — e não se esqueça de roupas confortáveis para os trajetos de ida e volta. Para uma mala de inverno, a checklist perfeita da consultora de moda é:
• Itens básicos e essenciais: roupa íntima e segunda pele térmica (leve mais de uma, pois a peça retém odor e suor e você a utilizará todos os dias);
• Acessórios: luvas, touca, chapéu, meia calça, meias, óculos de sol e cachecol;
• Segunda camada: blusas e calças, de preferência térmicas (especialmente se você optar pelas calças jeans, pois elas não esquentam), de diversos modelos e cores. Experimente a proporção de duas peças de cima para combinar com uma de baixo;
• Terceira peça: casacos funcionais e quentes que possam ser combinados com diferentes peças. As cores e estampas são bem-vindas;
• Peças de lã e tricô;
• Calçados: botas ou sapatos funcionais para o frio, sapatos confortáveis e fechados;
Se você vai viajar para um país com neve, não se esqueça de artigos como óculos de proteção, casacos específicos e roupas térmicas ainda mais reforçadas. Na cidade, entretanto, “a segunda pele térmica e a lã natural são as melhores opções. Assim, você não precisa usar muita roupa para se esquentar”, pontua Karine.
Uma dica valiosa da especialista, ainda, é montar sua mala em uma única cartela de cores. Dessa forma, “as peças-chave poderão ser usadas mais vezes, combinando e completando o restante da sua mala”, finaliza.