Tão natural quanto comer e respirar, dormir é uma necessidade vital, mas pode ser algo problemático na vida dos pequenos, que não querem abrir mão da brincadeira. Mas, o que fazer para que a criança durma cedo, rapidamente, e tenha um sono realmente reparador?
A resposta pode ser resumida numa única palavra: rotina. É o que defende a psicóloga Nanda Perim, autora de 8 livros infantis, entre eles “João Dorme Não”, e criadora do “Método PsiMama”, que auxilia pais e mães a tornar o dia a dia com os filhos mais leve.
Para algumas crianças, ir para a cama significa deixar uma brincadeira legal ou mesmo a companhia dos pais, mas elas, obviamente, não entendem que uma noite mal dormida pode afetar o rendimento no dia seguinte. Nanda Perim esclarece que a criança não dormir no horário, geralmente é uma consequência de toda uma rotina errada durante o dia. “Assim como todos os seres humanos, as crianças ficam muito mal-humoradas e estressadas quando estão com sono, refletindo no comportamento delas”.
Para fazer as crianças dormirem, muitos adultos acabam recorrendo a diversas técnicas, dicas, chás, livrinhos e massagem. Mas, será que realmente essas coisas funcionam? Criança tem que dormir cedo? O sono infantil ainda é rodeado de dúvidas e estresse entre mães e pais.
De acordo com Nanda Perim, especialista em Inteligência Emocional, a criança tem de dormir cedo sim, para que o casal tenha um tempo só para si, e também para que o sono dela seja reparador.
“O ideal é que a criança tome sol diariamente. Isso ajuda muito na qualidade do sono e da saúde. É importante também que ela tenha gastado energia suficiente para ter cansado o corpinho, num nível ótimo, porém sem atingir a exaustão. É fundamental evitar que ela passe muito tempo na frente de televisão e de dispositivos eletrônicos como celulares e tablets. Os pequenos também não devem ficar fechados em salas de aula. Na hora do sono, toda a família deve desacelerar o ritmo, diminuir as luzes da casa e essa rotina deve se repetir todos os dias”, ensina Nanda Perim.
Dicas da PsiMama para uma boa rotina do sono:
Evite que a criança passe muito tempo na frente de televisão e de dispositivos eletrônicos como celulares e tablets ao longo do dia. Ela também, não deve ficar fechada em salas de aula durante muito tempo;
Inicie a rotina do sono no momento em que o sol se põe, por volta das 18h;
A rotina do sono inclui diminuir o ritmo da casa, deixar os ambientes à meia luz e só acender o abajur e as luzes amareladas, porque a luz branca inibe a liberação da melatonina que é o hormônio do sono;
Faça com que essa rotina do sono se repita da mesma forma todos os dias. Por exemplo, faça brincadeiras ou jogos calmos antes do banho, como um ritual relax;
Providencie um banho relaxante, com uma música calma e até mesmo um cheirinho de alfazema para diminuir a agitação. Já na cama, as crianças podem receber uma massagem para ajudar a terminar de relaxar e dormir. A massagem pode ser substituída por uma história também.