A gigante Amazon alterou, neste mês, a forma de achar alguns produtos para a saúde da mulher em sua plataforma de compras online, categorizando-os como sex toys (brinquedos sexuais).
+ Fortalecimento vaginal: saiba como fazer
+ Entenda como acontece o ‘pum’ vaginal e saiba como evitá-lo
A empresa ainda confirmou que seguirá com a decisão de classificar itens como cones de kegel (equipamentos para exercitar o assoalho pélvico) e massageadores como produtos “adultos”. As informações são do “Notthingham Post”.
Essa mudança limita estes itens à seção adulta da Amazon, em detrimento da categoria de saúde e cuidados pessoais. Tania Boler, CEO e fundadora da marca de tecnologia de saúde feminina Elvie, declara: “A decisão da Amazon de diminuir as necessidades de saúde das mulheres, classificando dispositivos de treinamento do assoalho pélvico como ‘brinquedos sexuais’, banaliza um sério e real problema de saúde”.
Equipamentos de exercício para o assoalho pélvico são considerados ótimas opções de tratamento para quem sofre de incontinência urinária, condição que afeta um terço das mulheres em algum momento de suas vidas. “Pedimos à Amazon que revogue sua decisão de incluir dispositivos de saúde do assoalho pélvico à categoria de brinquedos sexuais e, em vez disso, categorize-os como o que são: produtos de saúde feminina”, diz Tania.
Uma pesquisa conduzida pela Elvie descobriu que 28% das mulheres entre 18 e 24 anos que sofrem de vazamentos urinários não sabem o que é o assoalho pélvico ou como cuidar dele. A marca afirma que, ao restringir o acesso a produtos e dispositivos para fortalecimento do assoalho pélvico, a Amazon se torna parte do problema de desinformação em torno desse importante problema — que também é um tabu.
“A Amazon tem como objetivo fornecer a melhor experiência possível ao cliente, o que inclui apresentar aos consumidores apenas os resultados de pesquisa mais relevantes e apropriados”, relata o porta-voz da gigante de tecnologia. “Ajustamos nossa política em relação aos massageadores e cones de kegel para que sejam listados apenas a clientes potenciais, seja para saúde médica ou sexual, e não em pesquisas não relacionadas”. E finaliza: “Eles ainda estão à venda e podem ser encontrados em sua categoria atual. No entanto, como produtos para adultos, não serão exibidos diretamente por meio de uma pesquisa por ‘Todos os Departamentos’”.