Com o avanço do envelhecimento, os fios brancos são inevitáveis e, assim como todos os outros aspectos de saúde e beleza, merecem atenção. A cabeleireira visagista e empresária Natali Morel destaca que os cuidados ideais com o cabelo grisalho evitam fios amarelados e porosos, aspectos comuns desse estilo capilar.
+ Assim como Brunna Gonçalves no BBB, aprenda a mudar o visual sem prejudicar os fios naturais
+ Queda de cabelo pós-Covid é comum; saiba como recuperar os fios
Para quem deseja manter o charme do cabelo grisalho, a especialista indica atenção redobrada à proteção dos fios com baixa melanina, principalmente no mar ou piscina. Natali recomenda o uso diário de protetor térmico capilar, pois assim como o sol, fontes de calor para secar, ondular ou alisar o cabelo são prejudiciais.
“Os principais vilões são o cloro e o sulfato de cobre. Para não ficar esverdeado ou azulado, a dica é aplicar um leave-in ou um óleo capilar antes de entrar na piscina — o óleo de coco também é uma ótima aposta”, pontua. Além dos produtos com proteção UV, vale aderir ao uso de chapéu ou boné para proteção extra.
Fios brancos tendem a ficar mais fracos e porosos, dificultando a absorção de água e outros nutrientes essenciais. Por isso, a cabeleireira destaca a importância da hidratação com ácido hialurônico e aloe vera, além da nutrição com óleo de coco e manteiga de karité, e uso de linhas matizadoras.
O segredo para manter o cabelo branco saudável é simples: estabelecer e cumprir uma rotina de cuidados. “Indico que alterne entre hidratação e nutrição pelo menos duas vezes na semana, evitando ainda o secador e a chapinha”, conclui Natali Morel.