Um relacionamento de sucesso pode estar pautado em diversos fatores. No entanto, os mesmos motivos também podem ter como consequência um casamento acabando. De acordo com o Colégio Notorial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), o ano de 2021 foi marcado por mais 80,5 mil divórcios no país.
+ As 12 razões mais comuns de divórcio
+ 6 sinais de que um término de relacionamento se aproxima e como decidir o que fazer
Com informações da “Slice”, confira 10 fatores que podem levar à separação e entenda o que pode estar atrapalhando sua união.
10 razões pelas quais seu casamento pode estar acabando
1 — Vida sexual insatisfatória
A incapacidade de se alcançar um consenso entre estabilidade, frequência e desejo por sexo pode levar à infelicidade no casamento.
+ 7 dicas de saúde para melhorar sua vida sexual
2 — As prioridades se perdem
Com preocupações como carreira e filhos, é possível que um casal deixe em segundo plano a união necessária para enfrentar a vida a dois. E apesar das atribulações do dia a dia, é necessário que ambos(as) se esforcem para encontrar um equilíbrio, agendando algumas horas do dia para estar juntos(as) e nutrir sua conexão.
3 — Vocês são incompatíveis
Mesmo quando estão juntos, muitos casais são incompatíveis. E se você sente que seu casamento está acabando, essa pode ser a razão. Ao longo de sua vida, é possível que você crie laços mais profundos com pessoas que não sejam seu(ua) cônjuge, e um divórcio pode ser a porta de entrada para uma experiência futura de amor e união verdadeiros.
4 — Mudanças inevitáveis
Mudanças acontecem constantemente, e elas podem colocar você e seu(ua) parceiro(a) em caminhos diferentes. Ao longo do tempo, é possível que vocês experienciem algum desalinhamento em relação às metas pessoais e como casal, e isso pode, em última instância, levar ao rompimento.
5 — Incompatibilidade financeira
O dinheiro é uma parte importante da vida a dois, e desacordos em relação a ele podem causar crises no relacionamento.
6 — Acontecimentos da vida
À medida que você envelhece, alguns acontecimentos podem afetar a maneira como você se relaciona com seu(ua) parceiro(a). Fatores como pais doentes, filhos, problemas de saúde e incompatibilidade de carreiras podem determinar, inevitavelmente, o sucesso de um casamento.
7 — Falta de confiança e comunicação
A comunicação é um dos fatores-chave para o êxito de um relacionamento. Um espaço aberto para conversas honestas pode fortalecer a união, e a falta disso pode levar a problemas de confiança.
+ Como usar a tecnologia a favor de seu relacionamento
8 — Irritações se acumulam
A falta de comunicação pode fazer com que uma parte do casal siga repetindo erros e conservando hábitos que podem ser desagradáveis para a outra pessoa. Dessa forma, um simples copo na pia ou uma toalha molhada em cima da cama podem se tornar estopins para um rompimento.
9 — Vitimização
Se você e seu(ua) parceiro(a) sentem-se vitimizados(as) pela indiferença do(a) outro(a), a tendência é que ambos(as) passem a tomar atitudes egoístas.
10 — Tentativas frustradas
Um casal pode se comprometer a fazer mudanças para salvar seu relacionamento, mas existem limites. Se uma pessoa sente que está fazendo mais esforço do que a outra e se ambas não conseguem encontrar um meio-termo em relação ao que deve ser feito, a possibilidade de divórcio é iminente.