Os alargadores nas orelhas são uma forma de modificação corporal que busca expressar estilo, mas deixa marcas permanentes. E para quem gostaria de removê-los, mas tem medo da deformidade causada por eles nas orelhas, existe a cirurgia de reconstrução de lóbulo (ou lobuloplastia), que também pode ser aderida por quem tem as orelhas rompidas por uso inadequado de brincos ou outras intervenções.
+ Adotado por celebridades para aumentar o bumbum, Brazilian Butt Lift chama atenção por seus riscos
+ Rinoplastia: como a plástica no nariz pode melhorar a saúde
Com informações da “POPSUGAR”, saiba tudo sobre a lobuloplastia a seguir.
O que é a cirurgia de reconstrução de lóbulo?
A cirurgia de reconstrução de lóbulo é um procedimento pouco invasivo que pode ser feito no consultório de um cirurgião plástico ou em um centro cirúrgico. Na maioria das vezes, trata-se de um procedimento simples, mas as particularidades de cada paciente devem ser analisadas.
“Muitas vezes, remover um pouco de pele do lóbulo da orelha e depois fechar o orifício serve”, aponta o cirurgião plástico Jeffrey J. Roth. No entanto, quando se trata de lóbulos grandes e finos que foram esticados extensivamente, uma abordagem diferente pode ser adotada. “Em outros casos, o lóbulo da orelha foi tão esticado que parte dele deve ser aparada e girada para criar um lóbulo de melhor aparência”, continua o especialista.
O procedimento pode ser feito com o uso de suturas absorvíveis — que normalmente caem sozinhas dentro de algumas semanas — ou não-absorvíveis — que requerem uma nova consulta com o cirurgião após uma semana do procedimento para serem removidas. A lobuloplastia é feita sob anestesia local, mas poderá haver dor nos dias seguintes a ela.
Cuidados pós-cirúrgicos
Jeffrey aconselha que os pacientes evitem, antes da operação, alguns tipos de medicamentos e bebidas alcoólicas, a fim de evitar interferências na coagulação do sangue. Para os cuidados pós-cirúrgicos, a dica é fazer compressas de gelo e repousar com a cabeça levantada para diminuir o inchaço.
Além disso, deve-se manter a região operada limpa (com sabonete neutro antibacteriano) e seca. Você não deve retirar as casquinhas que se formarão, e tenha cuidado para não submergir as orelhas durante o banho ou contaminá-las com shampoos, condicionadores ou outros produtos.
Jeffrey também indica evitar os cigarros, a exposição ao sol e analgésicos como aspirina e ibuprofeno. Consulte seu médico para saber quais são os melhores medicamentos para alívio da dor em seu caso.
O portal destaca que sangramentos leves são comuns, mas mantenha-se atenta aos casos de sangramento intenso. Na maioria das vezes, o procedimento não deixa uma cicatriz aparente.
Posso furar as orelhas após a reconstrução de lóbulo?
“Normalmente, recomendamos esperar pelo menos três meses antes de furar as orelhas novamente”, explica Jeffrey. “Também recomendamos perfurar a pelo menos três milímetros de distância da linha de incisão. Isso ocorre porque o tecido cicatricial nunca é tão forte quanto o tecido não-reparado”, finaliza.