A infecção do trato urinário (ITU) é um fator predominante entre as mulheres, por motivos relacionados à anatomia feminina, que favorece a proliferação de bactérias na uretra. Entre os muitos fatores que predispõem essa condição, as relações sexuais podem ser uma delas.
+ Queimação ao urinar após o sexo? Especialistas explicam as causas
+ 5 erros comuns que mulheres cometem ao urinar e como evitá-los
Segundo o “The Sun”, de onde são as informações, a ITU consequente do sexo pode se favorecida em posições sexuais de maior atrito entre os corpos, conforme explica o especialista em sexo Ruby Rare.
Entre as posições que aumentam este risco estão as clássicas missionária e vaqueira. Além disso, o uso dos dedos (não lavados adequadamente antes) também pode ser um fator, bem como a passagem do sexo anal para o sexo vaginal sem a devida higienização do pênis ou sex toy. O uso de preservativo pouco lubrificado ou espermicida também podem causar um desequilíbrio na flora vaginal e no trato urinário.
“Embora as infecções do trato urinário possam ocorrer após o sexo, também é possível que ocorram após a masturbação ou o uso de brinquedos sexuais, pois eles podem ajudar a empurrar as bactérias para a uretra”, informa o médico Andrew Vallance-Owen.
+ Principais hábitos de higiene após o sexo
Para evitar não é preciso excluir tais posições de sua vida sexual — a menos que seja uma orientação médica. No entanto, vale manter as boas práticas de higiene, usar lubrificante íntimo a base de água, jamais lavar dentro da vagina e sempre urinar após o sexo.