Manter uma rotina adequada de cuidados com a pele é essencial para a saúde da derme e a jovialidade. Os tratamentos devem mudar com o passar do tempo para acompanhar suas necessidades, conforme a idade, mudança no tom, textura ou aparência.
+ Dicas de cuidados com a pele para mulheres com mais de 40 anos
+ Confira os benefícios e os efeitos colaterais do retinol para a sua pele
“Quando chegamos aos 30 anos, nossa pele passa por mudanças relacionadas ao envelhecimento em um ritmo mais rápido do que antes, como a perda de firmeza ou elasticidade devido à redução da produção de elastina e colágeno”, diz a cirurgiã plástica Alina Sholaré ao “Haute Living”. Portanto, o ideal é iniciar a transição para os cuidados anti-envelhecimento a partir dos 30 anos, para isso fazer isso da melhor maneira, a especialista listou um passo a passo; veja:
Limpeza adequada
A higienização é o principal pilar. Use sabonete líquido ideal para o seu tipo de pele e priorize os que contenham formulação suave, para limpar as impurezas sem tirar a oleosidade necessária do rosto. O ideal é fazer essa rotina duas vezes ao dia – de manhã e antes de dormir.
Se sentir repuxar, troque o produto, pois pode conter pH alcalino ou ingredientes não ideias capazes de danificar a camada de barreira protetora da derme.
Esfoliação
Incorporar a esfoliação à sua rotina noturna de cuidados com a pele duas vezes por semana ajuda a estimular a renovação celular e a produção de colágeno, além de melhorar a hidratação. Opte por formulações que contenham ácidos ou enzimas de frutas. A médica destaca alguns dos principais ativos:
Ácido glicólico: melhora a aparência, incluindo linhas finas e descoloração precoce.
Ácido salicílico: oferece propriedades antissépticas naturais para uma limpeza mais profunda da pele com poros e acne.
Ácido Lático: equilibra o pH e os níveis de hidratação, fortalecendo sua barreira.
Papaína, abóbora e romã: devido a esfoliação enzimática, essas fórmulas podem eliminar as células mortas da superfície da pele.
Colágeno
O principal aliado da jovialidade é o colágeno. Para preservar a pele para os próximos anos, é necessário incorporar tratamentos e o uso de séruns e hidratantes que estimulem a elasticidade da pele. Para isso, Alina Sholaré recomenda:
Antioxidantes: vitamina C e E, coQ10 e ômega 3, atuam contra os radicais livres prejudiciais à produção de colágeno e reduzindo a inflamação.
Retinóides: derivados da vitamina A estimulam a renovação das células e a produção de colágeno, reduzindo os sinais de danos causados pelo sol e envelhecimento, acne e tom de pele opaco. São considerados obrigatórios para qualquer pessoa a partir dos 30 anos.
Hidratação
Pele saudável significa hidratada. Além de beber, no mínimo, dois litros de água por dia, é necessário fazer o uso de hidratantes faciais. Esse cuidado mantém a umidade, diminui irritações, alergias e agressões causadas por poluentes. Aposte em versões com ácido hialurônico, ceramidas e ácidos graxos ou produtos sob medida para atender suas necessidades.
Proteção solar
Fora ou dentro de casa, o protetor solar é uma parte essencial dos cuidados diários com a pele. É o tipo de produto que não pode faltar na rotina, pois é o maior aliado contra o envelhecimento. Ao escolher o seu, prefira sempre fórmulas com maior FPS.