Bandeiras vermelhas podem existir em qualquer tipo de relacionamento — inclusive com o seu próprio trabalho. E apesar de ser normal ter dias ruins, um ambiente de trabalho tóxico vai além disso.
De acordo com uma análise conduzida pelo MIT Sloan — escola de negócios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos —, existem algumas características específicas que podem indicar que um ambiente de trabalho não é saudável.
O estudo foi feito com base na análise de mais de um milhão de avaliações de empresas feitas por funcionários no Glassdoor, site de vagas e recrutamento. Saiba mais com informações da “Slice”.
4 sinais de que seu ambiente de trabalho é tóxico
1 — Civilidade e respeito inexistentes
Assim como em todos os seus relacionamentos interpessoais, a civilidade e o respeito são primordiais para um contato saudável. Se seu ambiente de trabalho não apresenta cordialidade e não valoriza a sua dignidade e a de seus colegas, ele está demonstrando sinais de toxicidade.
2 — Ética comprometida
A ética também é essencial para uma cultura de trabalho saudável. Na pesquisa, comentários sobre comportamento antiético, desonestidade e falta de conformidade regulatória impactaram negativamente a avaliação de empresas.
3 — Competição desenfreada
Embora seja natural — e saudável — até certos níveis, a competitividade pode ser prejudicial no ambiente de trabalho quando acontece de forma desenfreada. Para os avaliadores, comportamento traiçoeiro e competição sem pudores foram fatores cruciais para a queda da reputação de uma empresa.
4 — Gerência abusiva
Praticar bullying, menosprezar, gritar, falar mal e agir com grosseria com seus funcionários são atitudes de um(a) supervisor(a) abusivo que não devem ser toleradas no ambiente de trabalho.
Apesar da existência de tais bandeiras vermelhas, é possível criar um ambiente de trabalho saudável e agradável. Para isso, é necessário que haja uma mudança na cultura tóxica e, caso necessário, ajustes no quadro de funcionários.