Soluções caseiras para amenizar a dor de dente, segundo especialistas

A dor de dente é considerada uma das piores que existe e pode acometer todas as pessoas, inclusive aquelas que mantêm a higiene bucal em dia com a escovação adequada, uso de fio dental e consultas regulares com o dentista. “Geralmente sinaliza que algo está acontecendo. Podem ser causadas ​​por uma série de coisas, como articulações da mandíbula, cáries, doenças gengivais, sensibilidade, dentes quebrados e até mesmo alergias”, explica a cirurgiã dentista Yvette Carrillo em entrevista à “Woman & Home”.

+ Cicatrização lenta e queda de cabelo são sinais de baixa imunidade da pele

+ 7 dicas para aliviar o estresse

Procurar por um profissional é sempre a melhor opção para diagnosticar o motivo e seguir o tratamento adequado. No entanto, caso o incômodo aconteça em um momento de difícil acesso ao consultório odontológico, algumas soluções caseiras podem amenizar a dor de dente; confira algumas dessas opções a seguir. As informações são da “Woman & Home”.

Compressa fria

Se uma dor surgir repentinamente, o especialista Ronald Plotka recomenda fazer compressa fria no local. “Mantenha a cabeça elevada e use compressas de gelo (não o mastigue). Enrole uma toalha com gelo e aplique de 10 a 15 minutos no local da dor no rosto e repita a cada 30 minutos, se necessário”, diz.

Enxágue com água salgada

Quando a dor de dente estiver relacionada à alguma ferida na boca, faça enxágue com água salgada. “Meia colher de chá de sal diluída em uma xícara de água morna pode amenizar o desconforto e te fazer sentir melhor”, indica o dentista Paul Springs.

Óleo de cravo

Segundo Springs, o óleo de cravo pode ser um analgésico natural útil e de efeito calmante. Vale colocar algumas gotas em uma colher de chá com azeite de oliva e aplicar a mistura com um cotonete na área afetada. Se preferir, pode diluir um pouco do óleo com água e utilizar como enxaguante bucal.

Compressa de chá de hortelã

Para quem gosta de chás, uma boa opção é “aplicar saquinhos de chá de hortelã ligeiramente aquecidos para um efeito calmante”, como sugere Ronald Plotka.

Back to top