Há muitas opções por aí quando se trata de escolher um parceiro para a vida. (Obrigada, Tinder.) Mas como deveríamos escolher? Bem, de acordo com a terapeuta de relacionamento, Rebecca Hendrix, de Nova York (EUA), “fazer perguntas para determinar as preferências das pessoas ajuda a conhecê-las em um nível mais profundo”. Isso, é claro, ajudará a saber no que vocês combinam, como um teste de compatibilidade.
A profissional listou algumas perguntas que você deveria considerar fazer para descobrir se você e seu futuro parceiro de fato tem coisas em comum.
1. Como você gasta seu tempo livre?
Parece uma questão boba, mas pode esclarecer algumas coisas importantes. “Se a pessoa disser que adora dormir até o meio-dia e optar por um brunch com bebida alcoólica, enquanto você prefere um suco verde e uma aula de spinning, talvez não sejam compatíveis nessa área”, diz Rebecca. Certifique-se de que há algum ponto em comum nas suas metas de fim de semana ou planeje fazer alguns grandes compromissos.
2. Você gosta de passar muito tempo sozinho?
“Isso ajudará a entender quanta intimidade você poderá ter com a pessoa”, explica Brandy Engler, terapeuta de relacionamento em Los Angeles (EUA).
Algumas pessoas são naturalmente mais independentes. Isso pode significar que, para elas, está ótimo se encontrar com você só uma vez por semana. Já outras podem preferir passar vários dias ao seu lado. “As pessoas em extremos opostos nesse aspecto não costumam dar muito certo, porque causam muito estresse um ao outro.”
Para evitar esse tipo de problema, é importante definir quanto afeto físico e tempo cada um gostaria de ter com o outro.
3. Qual foi a coisa mais interessante que você leu ultimamente?
“Faça perguntas que ajudem você a entender o que inspira essa pessoa”, diz Rebecca. “Se vocês forem ficar juntos, provavelmente terão momentos ociosos em que é legal estar com alguém que mantenha uma boa conversa.” Se ler não é alguma das atividades preferidas dele, pergunte sobre seu tipo de música preferido ou algum show que gostaria de ir.
Leia mais
Será que o seu parceiro é controlador?
Traição: afinal, o que é? Especialistas e pesquisas nos respondem
4 erros mais comuns nos relacionamentos (e como sair dessa cilada!)
4. Quais são as suas crenças espirituais?
“As crenças de seu parceiro não precisam ser as mesmas que as suas”, diz Rebecca. “Mas se elas são importantes para a forma como você vê a vida e como você vai querer criar sua família, é importante saber o quanto elas estão próximas ou distantes.”
5. Qual foi a coisa mais louca que você já fez na cama?
Se a sua noite perfeita envolve uma transa quente e sem clichês, mas ele prefere uma cama com pétalas e música romântica, um relacionamento longo pode ser complicado para vocês. “É bom refletir sobre como cada pessoa aborda o sexo emocional e eroticamente”, orienta Brandy.
Mas é claro que isso não quer dizer tudo. “Se ambos estão abertos a experimentar coisas novas, isso pode funcionar”, diz a profissional. “Contudo, se você é resistente a esse tipo de ideia, pode acabar ficando frustrada.”
6. O que você fará com seu salário no próximo mês?
Mesmo que tenham vidas financeiras totalmente separadas agora, suas atitudes em relação ao dinheiro podem ser um fator importante para determinar se vocês serão compatíveis no futuro. “Cada casal tem uma pessoa que gasta mais e uma que poupa mais dinheiro “, explica Rebecca.
Com isso, não é raro que as finanças sejam um problema comum nas relações. Para evitar discussões mais sérias, “faça perguntas sobre o que ele faz quando tem dinheiro extra no banco, o que o dinheiro significa para ele e como ele vê as dívidas”, orienta Rebecca.
7. Então, posso contar com você?
Imagine essa situação: você está trabalhando até tarde e pergunta se ele pode passar no supermercado para comprar o jantar. Com que frequência ele poderia fazer isso por você?
“Quando você compartilha uma vida juntos, de tarefas diárias a grandes eventos, você quer garantir que poderá contar com essa pessoa e que você não fique com todas as responsabilidades”, diz Brandy.
Então … Vocês são compatíveis?
“Se vocês estão de acordo cerca de 80% do tempo, então são”, diz Rebecca. Contudo, ela ressalta que não há uma fórmula de teste de compatibilidade exata. Além disso, nenhuma pergunta única que você possa fazer para descobrir se vocês, de fato, combinam. “Tudo depende do quão importante para você é estar com essa pessoa e se vocês combinam em áreas que são relevantes para você.”