Definir um horário de treino pode ser uma ajuda e tanto para quem tem dificuldade em manter a rotina de exercícios. Além de ser uma forma de se organizar melhor e, assim, evitar a famosa auto sabotagem, ainda ajuda a otimizar os resultados.
“De acordo com a sua necessidade, treinar pela manhã, à tarde ou à noite, pode fazer toda diferença na conquista de seu objetivo”, aponta Luis Eduardo Pereira, educador físico da rede de academias Biofisic (MG).
Leia mais
Este é o melhor horário para tomar café da manhã, segundo profissional
Este é o melhor horário para engravidar, de acordo com estudo
Mas se você ainda não conseguiu definir isso, fique tranquila, pois a WH vai te ajudar! Abaixo, você pode testar quais características combinam mais com a sua rotina e, assim, descobrir o melhor horário de treino:
Treine de manhã se você…
Busca aumentar a disposição e a concentração para o resto do dia. “Os exercícios aumentam a circulação sanguínea e melhoram a velocidade de processamento das informações no cérebro. Além disso, trabalham vários grupos musculares, que fazem com que você se sinta mais revigorada para enfrentar qualquer parada que esteja por vir”, explica Pereira.
Dica do profissional:
Comece o treino em um ritmo mais tranquilo, aumentando a intensidade gradativamente, já que seu corpo estava menos acelerado por conta do sono. Dessa forma, você o despertará com calma e evitará lesões.
Treine de tarde se você…
Quer emagrecer. Segundo Pereira, neste período do dia o metabolismo estará mais acelerado, por conta das três refeições que, na teoria, já foram feitas (café da manhã, lanche da manhã e almoço). Além disso, os músculos estarão mais aquecidos, o que possibilita um melhor rendimento deles. “É mais ou menos como conciliar a ‘fome com a vontade de comer’”, diz o profissional.
Treine de noite se você…
É mais ansiosa, estressada e sente muita pressão no trabalho. Isso te ajudará a dar uma relaxada, desde que você não tenha dificuldade em dormir. Segundo o educador físico, a atividade física libera uma grande quantidade de substâncias – como a endorfina – que deixam o corpo em estado de alerta, que promovem bem estar e relaxamento.
Dica do profissional
Tente finalizar seus treinos em até, pelo menos, duas horas antes de se deitar. Assim, diminui as chances de prejudicar seu sono.