Especialistas explicam tosse crônica na gravidez

A gestação é uma época marcante para muitas mulheres. Para algumas, pela mágica de gerar um ser humano. Para outras, pelo conjunto de sintomas desagradáveis — como enjoos, dores nas costas e desejos estranhos. No entanto, um sintoma menos comum também pode dar as caras: a tosse crônica na gravidez

+ 12 soluções aprovadas por especialista para acabar com a tosse

+ Intestino preso na gravidez é comum; saiba como evitar

Apesar de ser surpreendente, isso não é incomum. É claro: com as mudanças em seu sistema imunológico, uma gestante pode ser afetada por fatores que ocasionam a tosse. No entanto, o sintoma também pode surgir mesmo que a saúde da mãe esteja em perfeita condição.

Com informações da “POPSUGAR”, entenda o que especialistas têm a dizer sobre a tosse crônica na gravidez e como acabar com ela.

O que causa a tosse crônica na gravidez?

mulher grávida tossindo, tosse crônica na gravidez
Freepik

“Várias mudanças fisiológicas ocorrem durante a gravidez para acomodar o feto em crescimento”, explica a ginecologista Peace Nwegbo-Banks. “As mulheres grávidas têm uma sensibilidade aumentada à tosse, e foi sugerido que isso pode ajudar a proteger as mães de asfixia.” 

Além disso, como mencionado anteriormente, é possível que a gravidez comprometa o sistema imunológico. “Assim, o corpo fica mais sensível aos alérgenos”, pontua a também ginecologista Kecia Gaither.

A diretora médica Lauren Demosthenes explica, ainda, que durante essa fase, “as membranas mucosas do nariz ficam um pouco mais inchadas”. Segundo ela, isso ocorre devido ao aumento dos volumes de sangue e plasma e às alterações hormonais.

Por isso, também é plausível que gestantes sofram com coriza e nariz entupido, o que “pode irritar os receptores da tosse, levando a uma tosse mais crônica e irritante”, continua Lauren. A tosse na gravidez também pode ser relacionada ao refluxo gastroesofágico — ou azia

Como se livrar do sintoma

Em primeiro lugar, é necessário consultar seus médicos de confiança para excluir a possibilidade de condições subjacentes perigosas. Então, é preciso entender exatamente qual é a causa da tosse crônica, já que o tratamento depende dessa informação.

Isso acontece porque, enquanto o tratamento para tosse alérgica, por exemplo, seria feito com anti-histamínicos, uma tosse causada por agentes infecciosos deve ser tratada com antibióticos. Por isso, é imprescindível consultar um profissional da saúde que possa te ajudar a determinar a causa do sintoma e prescrever os medicamentos adequados para uma gestante.

De acordo com Kecia, “a tosse crônica deve ser avaliada por um médico, pois pode indicar algo mais sério, como bronquite, pneumonia ou tuberculose. Observe, ainda, sintomas como febre, muco com ou sem sangue, falta de ar, dor no peito ou alteração no estado mental. Se esses sintomas ocorrerem, consulte imediatamente o seu médico.

Back to top