A síndrome do intestino irritável (SII) afeta 11% da população global — pessoas de todas as idades e classes sociais. Esse distúrbio ataca o intestino, causando dores abdominais intermitentes, diarreia e prisão de ventre em episódios alternados.
+ Por que levar o celular para o vaso sanitário aumenta o risco de hemorroidas
+ Como a alimentação pode influenciar nas olheiras e bolsas abaixo dos olhos
Dentre as possíveis causas da SII estão o estresse, os nervos hipersensíveis no intestino e o histórico familiar da doença. Não há cura, mas a síndrome pode ser controlada com ajustes no estilo de vida: identificar os alimentos que a ativam ou não e utilizar técnicas de redução do estresse, como ioga, além de alguns medicamentos que devem ser receitados por um médico. Com informações da “Women’s Health”, confira a seguir oito celebridades internacionais que superaram a vergonha e falaram abertamente sobre seus problemas intestinais:
Malin Andersson
https://www.instagram.com/p/CWpyW3qLqY_/
A estrela do reality show “Love Island” falou sobre a síndrome do intestino irritável em seu Instagram: “Desenvolvi SII na adolescência. Depois de lutar com minha imagem, abusei de laxantes para esvaziar o corpo. Lembro-me de acordar todos os dias com cólicas terríveis e de ter que ir ao banheiro apenas para me sentir mais magra”, desabafa. “Agora sofro na minha vida adulta e tenho problemas para consumir glúten e outros tipos de alimentos que atacam meu estômago”.
Tyra Banks
https://www.instagram.com/p/CS98qddvVuw/
Em seu programa “The Tyra Show”, em 2006, a top model revelou “ter muitos gases” e contou que segue uma dieta especial para manter seus sintomas sob controle.
Kirsten Dunst
https://www.instagram.com/p/B2AD-zOpuq0/
A atriz também disse seguir uma dieta especial para controlar seus sintomas. Também em 2006, Kirsten afirmou que acredita que a SII causa um impacto negativo em sua autoestima e está diretamente ligada a seus problemas de depressão e ansiedade.
Catherine Tyldesley
Em 2017, a atriz compartilhou a foto acima, com a seguinte legenda: “Essa NÃO É uma barriga de grávida… Isso é inchaço. Inchaço causado por escolhas inadequadas de alimentos. Inchaço causado por não ler os ingredientes e perceber que não se consegue pronunciar a maioria deles. Coma da terra, coma limpo. Seu corpo é seu melhor amigo — conheça seus gostos e desgostos. Se você luta contra o inchaço, mantenha um diário alimentar, registre o que o desencadeia. Trate bem o seu corpo e ele cuidará de você, encha-o de toxinas e mais cedo ou mais tarde ele reagirá. Você não despejaria veneno em uma flor em crescimento, certo? É o mesmo princípio!”
Alexandra Cane
https://www.instagram.com/p/CT9d0kCIy9C/
Outra estrela de “Love Island”, Alexandra também compartilhou seu diagnóstico de SII no Instagram: “Eu tenho sofrido com inchaço por muitos anos, intermitentemente. Quando fui diagnosticada com SII pela primeira vez, recebi Buscopan e me disseram para ver como meu corpo reagiria. Recusei-me a tomá-lo. Não fiquei satisfeita com a resposta que recebi e decidi ir à raiz do problema, e fiz isso prestando atenção no que estava consumindo. Nós somos o que comemos!”.
Cher
https://www.instagram.com/p/CWG2sQMgipr/
A lenda do pop também não está imune aos efeitos da SII. Ela sofreu com a síndrome por anos antes de encontrar uma dieta que a ajudasse, além de ter iniciado práticas de alívio do estresse, como ioga.
Lucy Mecklenburgh
https://www.instagram.com/p/CWA9-pwMrXh/
A modelo inglesa dividiu sua experiência com o inchaço com seus seguidores no Instagram, explicando que, mesmo seguindo uma dieta balanceada e praticando exercícios físicos de três a quatro vezes na semana, ela sofre com o sintoma há mais de dez anos.
Zara McDermott
https://www.instagram.com/p/CUIlEY_M072/
Companheira de reality de Malin Andersson e Alexandra Cane, Zara McDermott também luta contra o inchaço. “É absurdo o quanto um corpo pode mudar no espaço de algumas horas […] Eu sofro muito com inchaço, pois sou bastante intolerante com carne e ovos. Também acho que as frutas me incham muito”, revelou. E desabafa: “Eu só queria mostrar a vocês que meu corpo nem sempre é tão esculpido e ‘ampulheta’ quanto parece nas fotos”.