Os dias frios chegaram com força e parece que a fome também. Muitas pessoas estranham o fato de ter mais apetite no inverno, aviso aos navegantes: isso é normal. No esforço de controlar a temperatura corporal e manter o corpo aquecido, o organismo precisa de muita energia, e a única fonte de energia do ser humano é a comida. Portanto comer mais no inverno é uma forma de equilibrar o metabolismo.
+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!
O organismo das crianças também sofre essa adaptação, trazendo muitas vezes uma sensação de saco sem fundo, em que as crianças não param de comer. Acabou de sair da mesa do almoço e já quer comer uma coisinha.
Isso acontece porque na maioria das vezes se busca por alimentos muito calóricos, que proporcionam uma “falsa” sensação de saciedade. Para não cair nessa cilada, se liga nas dicas para manter o corpo aquecido e saciado por mais tempo.
- 1 – Crie uma rotina alimentar com a criança e trabalhe para que ela tenha fontes de fibras (frutas, cereais, grãos, legumes, verduras) nas principais refeições. Se tiver 5 cores no prato está lindo.
- Qual deve ser o primeiro alimento oferecido ao bebê?
- Saiba quando oferecer o primeiro alimento ao bebê
- Como oferecer o primeiro alimento ao bebê?
- Como, quando e qual deve ser o 1º alimento na introdução alimentar do bebê?
- 2 – Adapte as preparações: Frutas e legumes que se costuma comer cru, podem ser assadas ou estarem em sopas deliciosas.
- 3 – Aqueça o corpo. Praticar atividade física ajuda muito na manutenção da temperatura corporal e no controle da ansiedade, logo no apetite também.
- 4 – Beba água. No inverno o organismo também precisa de muita água, porém, por causa do frio é mais raro manifestar sede, o que pode levar a desidratação, principalmente as crianças e idosos.
- 5 – Use bebidas quentes, como chás variados.