A atenção aos sinais do corpo é essencial no cuidado com a saúde, por isso, é imprescindível observar cada detalhe e não ignorar nem mesmo aquele que parece inofensivo. Algumas condições graves podem manifestar sintomas comuns e importantes para o diagnóstico precoce, como o coágulo sanguíneo.
+ Mitos sobre saúde feminina que você não deve acreditar
+ Além do emagrecimento, prática de exercícios tem comprovação na prevenção de doenças
O coágulo de sangue trata-se de um aglomerado de sangue que mudou de seu estado natural líquido para um estado gelatinoso ou semissólido, conforme explicação da Rede D’or São Luiz. A condição pode ser imóvel e não apresentar risco nenhum ao portador, porém, quando se move, pode se deslocar para outras regiões vitais do corpo e desencadear sérios riscos à saúde.
Com informações do “Eat This, Not That”, confira cinco sinais que podem indicar que você tem um coágulo sanguíneo — e deve consultar urgentemente um médico para investigar:
Dor, inchaço e vermelhidão
Dor, inchaço e vermelhidão nos braços ou pernas que não desaparecem podem ser um sinal de coagulação sanguínea. “Um coágulo de sangue está quase sempre em uma perna, não em ambas. Estamos falando de inchaço significativo, não apenas inchaço do tornozelo”, destaca o médico especialista em medicina vascular Geoffrey Barnes.
Falta de ar
Se você estiver sentindo falta de ar, não ignore. “A falta de ar pode ser um sintoma de muitas condições que afetam o coração ou os pulmões”, pondera a médica Anjali Vaidya.
Segundo a especialista, esse sintoma é alarmante para meus pacientes, pois pode indicar a presença de um coágulo de sangue nos pulmões (embolia pulmonar). “Para esses pacientes, a falta de ar pode ser um sintoma de uma condição grave chamada hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC). Sem tratamento, a HPTEC pode levar à insuficiência cardíaca e até à morte.”
Dor no peito
Dor aguda que começa no peito e chega até as costas também um sinal. “Você também pode sentir um peso no peito ou uma pressão que dura. Se for apenas passageira, passar e não acontecer novamente, você provavelmente não está lidando com um coágulo de sangue”, diz o especialista em medicina vascular Michael Tran.
Espasmos e cãibras
Espasmos e cãibras que não desaparecem podem ser sinais de um coágulo. “Uma vez que a dor começa, geralmente é consistente e não diminui”, diz o cirurgião vascular Lee Kirksey.
Estar com Covid
O novo coronavírus está ligado a um risco aumentado de coágulos sanguíneos, alertam os médicos. “A Covid-19 danifica o endotélio (o revestimento celular dos vasos sanguíneos)”, explica o médico e diretor do Instituto Bariátrico e Metabólico da Cleveland Clinic (EUA), Ali Aminian, MD. “As autópsias mostraram que coágulos sanguíneos e danos endoteliais graves generalizados são duas das causas do aumento da mortalidade em muitos pacientes que contraem o vírus.”