Um intestino preso traz consigo sintomas indesejáveis: inchaço, dores, desconforto… E tudo isso pode ser ainda pior — e infelizmente, mais comum — durante a gravidez.
+ 12 razões pelas quais você não consegue engravidar
+ 5 razões pelas quais você está fazendo cocô verde
De acordo com o Departamento de Saúde da Austrália, uma em cada quatro gestantes sofre com a dificuldade para defecar, e essa é a segunda reclamação gastrointestinal mais comum durante uma gestação.
Segundo a “Women’s Health”, de onde são as informações, a constipação intestinal pode acontecer tanto no começo da gravidez — quando há um aumento no hormônio da progesterona, ocasionando digestão e movimentos intestinais mais lentos — quanto no final dela — com a pressão ocorrida conforme o crescimento do feto.
Do mesmo modo, fatores como dieta, esforço físico reduzido, estresse e suplementos de ferro também podem contribuir para a dificuldade de ir ao banheiro.
+ Dor ao fazer cocô? Saiba o que isso pode indicar sobre sua saúde
Como evitar o intestino preso na gravidez
A maioria dos laxantes não é recomendada para gestantes. No entanto, você pode conversar com seu ginecologista e obstetra para consultar a existência de vitaminas e suplementos que possam ajudar a regular o intestino.
Além disso, priorize uma alimentação rica em fibras, com alimentos como vegetais, frutas, nozes e grãos integrais. As fibras são importantes para regular a saúde digestiva, melhorar a consistência das fezes e aumentar seu volume e ajudar na remoção de toxinas.
+ Benefícios da babosa incluem pele limpa e intestino saudável; conheça-os
Consumir uma quantidade satisfatória de água também é imprescindível para facilitar a eliminação das fezes, bem como continuar movimentando-se o máximo possível, respeitando as recomendações de seu médico. Ser fisicamente ativa pode ajudar a estimular o intestino e controlar o estresse.